Eleições de Mesas Diretoras movimentam o Legislativo no Pajeú
Em Tabira, depois de muito puxa encolhe acontece finalmente hoje, 10 de dezembro, a eleição para escolha da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Inclusive na sexta-feira passada dia 07 a Justiça deu como não concedida a liminar que a chapa de oposição pretendia diante da polemica sessão dupla da noite do dia 22 de outubro quando comandada pelo vereador Aristóteles Monteiro, 1º secretário foi feita uma eleição.
Para a votação de hoje na chapa I estão os vereadores Aldo Santana (Presidente), Aristóteles Monteiro (1º secretário) e Cleber Paulino (2º secretário).
Já a chapa II apresenta para presidente Nely Sampaio (reeleição), Marcilio Pires (1º secretário) e Marcos Crente (2º secretário).
Da 1ª data da eleição que seria 22 de outubro até hoje, três vereadores mudaram o voto.
Inicialmente Djalma das Almofadas que renunciou ao cargo de 1º secretário ao lado de Nely para apoiar Aldo Santana. O segundo foi o vereador Didi de Heleno que justificando que Nely havia desistido da reeleição se sentiu livre para mudar também para Aldo Santana. E finalmente o folclórico Dicinha do Calçamento que no período já virou e desvirou várias vezes.
Primeiro pulou da chapa de Nely para Aldo Santana. A presidente da Câmara disse na Rádio Cidade FM que o valor recebido pela mudança teria passado dos R$ 30 mil reais e estava com as provas. Depois Dicinha voltou o apoio para a chapa de Nely e o vereador Aristóteles Monteiro confessou a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que os comentários seriam que o valor atingiria R$ 120 mil, desde que ele trouxesse Didi de volta.
Em seguida já rodou na rede social uma fala de Dicinha o popular Pula/Pula afirmando que vai votar em Aldo mesmo…só resta esperar. As informações são de Anchieta Santos.
Já está registrada a 1ª chapa para a disputa pela mesa diretora da Câmara de São Jose do Egito. Juntando o governista Rogaciano Jorge (PSB) para presidente com alguns membros da oposição, a chapa conta ainda como candidatos a vice-presidente Aldo da Clipsi (PT), Albérico Tiago (PR) e Alberto de Zé Loló (PT).
O registro aconteceu no sábado (8) cujo período termina na terça-feira (11) ás 13hs. A eleição acontece no sábado (15) com o voto aberto.
Resta saber como o prefeito Evandro Valadares, e os adversários Jose Marcos de Lima e Dr. Romério Guimaraes estão vendo a movimentação dos vereadores aliados.
Nos últimos dias rodou nas redes sociais uma gravação com a voz do vereador Albérico Thiago (que também queria ser presidente) acusando que o prefeito Evandro Valadares estaria articulando uma chapa com Rogaciano Jorge para presidente e agora está na mesma composição. Vá entender…
Com sessão programada para a próxima quarta (12) a câmara de Santa Terezinha vai votar para escolher a nova mesa diretora. Uma chapa está registrada pela oposição com a seguinte composição: Dr. Júnior para presidente, Hélder Viana como 1º secretário e Arnodo Lustosa para ocupar a segunda secretaria.
Dr. Junior foi eleito no palanque do prefeito Vaninho de Danda com quem rompeu logo no início da gestão.
A oposição por ter maioria de seis contra cinco, tem chances de fazer a mesa diretora. Só tem um problema: eleição com vereador votando só está definida depois dos votos contados.
Em Iguaracy, Zeinha pode enfrentar dificuldades para fazer Fábio Torres (PSB) presidente da Câmara. Notícias chegaram a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta informando que numa câmara dividida, o vereador governista Simão (MDB) aliado do prefeito, poderá apoiar a candidata da oposição Odete Baião (PRB), o que pode definir o resultado.
Resta saber se o vereador pulando o muro devolverá os vários cargos que tem na máquina governista. As informações são de Anchieta Santos.
Já em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT), participou da reunião que definiu a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do município.
Pela primeira vez na história, a casa será presidida por um petista, Manoel Enfermeiro, que já foi líder do governo Duque e é conhecido também pelo estilo folclórico de suas falas nas sessões.
Manoel Casciano da Silva tem 58 anos e foi reeleito por consciente eleitoral, após receber 1809 votos. O restante da Diretoria tem Ronaldo de Dêja (Vice-Presidente), José Raimundo (Primeiro Secretário) e Sinézio Rodrigues (Segundo Secretário).
A eleição deverá acontecer nas próximas duas semanas. O vereador Agenor Melo, que já comandou a casa por vários mandatos tentou voltar à presidência, mas não conseguiu maioria entre os pares.
Ainda foi cotado para vice, mas não somou e acabou fora. Detalhe é que, sem condições de eleger um nome, a oposição deve apoiar a chapa governista. Manoel assumirá ano que vem o mandato de Nailson Gomes.