Renato Antunes diz que escolas no Recife funcionam no esquema de “rodízio”
O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (18), para criticar a gestão do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Prefeitura da cidade. O parlamentar se posicionou sobre o dinheiro gasto pelo Executivo com propagandas, além de mencionar denúncias sobre um suposto rodízio de funcionamento nas creches e a existência de estagiários sem receber.
Renato Antunes falou sobre a publicidade da gestão do PSB e as consequências do gasto. “Recife é a capital da propaganda. Ela serve para criar uma imagem daquilo que é perfeito e o que mostram do Recife não é o que eu conheço e visito. O secretário da Educação, Bernardo D’Almeida, na abertura do ano letivo, afirmou que 70% das escolas estão no padrão do 1º mundo. É quando eu vejo que as práticas do partido estão de acordo com o que ele tem de melhor, a sua propaganda. Porque passa para a população uma verdade que nós desconhecemos na prática.”
Sobre o mesmo assunto, o parlamentar ainda adicionou que “no ‘Raio-X das Escolas’ do vereador André Régis (PSDB) dá para saber que não são 70%. As nossas escolas carecem de infraestrutura, gestão e profissionais que sejam motivados e bem remunerados.”
Segundo Renato Antunes, foram recebidas denúncias em seu gabinete sobre as creches que estão funcionando com rodízio nas aulas. “O carnaval já passou e gastamos milhões com ele. Mas existem escolas no Recife que estão funcionando com rodízio e a Prefeitura precisa dar uma satisfação ao seu contribuinte. Quero citar que a Escola Municipal Jader Figueiredo estava funcionando nesse sistema de rodízio. Na segunda-feira, a criança vai para a escola, mas na terça ela está em casa, porque não tem estrutura. O anexo não funciona, o pão da merenda é mofado. Ou seja, a propaganda do PSB é eficiente, mas na prática, nos deparamos com uma situação lamentável.”
O vereador ressaltou e leu um comunicado do Sindicato dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) sobre o não pagamento dos estagiários da rede. “Leio essa nota para que fique registrado. Para que a Prefeitura pare de gastar com propaganda e pague seu estagiário. É uma vergonha, porque o jovem precisa de R$ 400 e eu penso que isso é o mínimo para a sua manutenção, para a sua passagem. Mas a gestão do PSB da propaganda não está dando condições para esses jovens cumprirem a sua jornada de trabalho. Não sou sindicalizado, mas, ao ler esta nota, me solidarizei com a luta desse sindicato. Não podemos gastar milhões com propaganda, com carnaval e não ter vergonha de pagar o estagiário. Fica o nosso alerta e a nossa denúncia.”