Tem barbeiro infectado causador da doença de chagas em 11 cidades do Pajeú
O primeiro surto de doença de Chagas de Pernambuco é possivelmente o maior do Brasil tem como epicentro a cidade de Ibimirim. São pelo menos 77 pessoas. 25 pacientes apresentaram os sintomas e 20 tiveram a confirmação por meio de exames laboratoriais.
Seis pacientes com Doença de Chagas continuam internados no Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, área central do Recife. Todas participaram de um evento religioso no município durante a Semana Santa. Esta sendo levantada a possibilidade de terem sido infectados por via oral, isto é, através da ingestão de algum alimento.
Além de Ibimirim, outros 22 municípios são considerados prioritários para a doença, causada pelo Trypanosoma cruzi (parasita encontrado em fezes de insetos) e acompanhados pelo Programa de Enfrentamento as Doenças Negligenciadas, o Sanar.
Além disso, 40 cidades (29 no Sertão e 11 no Agreste) aparecem com triatomíneos infectados, que atuam como vetores na transmissão e são chamados popularmente de barbeiro.
Na lista dos 11 municípios do Pajeú estão Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, São José do Egito, Serra Talhada e Tuparetama.