Trinta anos da morte do Rei do Baião
Programação da Pajeú homenageia Luiz Gonzaga.
Em 2 de agosto de 1989, morria Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, vítima de Parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em Recife e posteriormente sepultado em Exu, onde nasceu em 13 de dezembro de 1912. Foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.
Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do Nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças do Sertão nordestino.
Admirado por músicos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas e Caetano Veloso, Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções Asa Branca (1947), Seridó (1949), Juazeiro (1948), Forró de Mané Vito (1950) e Baião de Dois (1950).
Defensora da cultura popular, em especial da nordestina, a Rádio Pajeú não poderia deixar de homenagear esse ícone da nossa cultura. E logo cedo, no programa Manhã Total, o comunicador Aldo Vidal, tocou A Morte do Vaqueiro, um clássico de Gonzagão.
A tarde no programa A Tarde é Sua, no quadro “Por dentro da notícia”, o jornalista André Luis e a comunicadora Alani Ramos, lembraram a morte de Gonzaga, e falaram da importância dele para a cultura nordestina. Também fizeram uma pesquisa. Perguntaram: Fora Asa Branca, qual música de Gonzagão que você mais gosta? Os ouvintes, é claro, participaram ativamente e escolheram a música preferida do Rei do Baião.
Impressionante como as músicas de Luiz Gonzaga ainda estão presentes nas mentes e corações do povo sertanejo. André Luis também relembrou fato triste que aconteceu durante os últimos festejos juninos, quando um vídeo circulou pelas redes sociais, mostrando crianças caracterizadas com roupas típicas, dançando “passinho” ao som de Morte do Vaqueiro, remixada em ritmo de funk. “Uma verdadeira falta de respeito e desconstrução da cultura popular nordestina”, disse André.
Ainda hoje as homenagens continuam. Marcony Pereira comanda um especial só com músicas de Gonzagão, será a partir das 16h no programa Som da Terra.