Em pesquisa na Pajeú 87,1% são contra lei que regulamenta vaquejada
Por André Luis
Em pesquisa realizada durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, nesta quarta-feira (21), apenas 12,9% dos ouvintes participantes disseram ser a favor da sanção presidencial à lei que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil, que foi aprovada na noite desta terça-feira (20) no plenário da Câmara dos Deputados.
Os outros 87,1% dos participantes disseram ser contra a lei. O resultado surpreendeu, visto que a vaquejada é uma cultura da região, que abriga vários “Parques de Vaquejada”.
Ao todo foram 31 participantes, que responderam à pergunta: você é a favor ou contra a regulamentação da vaquejada?
A proposta aprovada ontem, define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais. Na lista estão, entre outras, o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a cavalhada, o concurso de marcha, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre.
Em relação ao bem-estar dos animais, deve-se, em relação à vaquejada, assegurar água e alimentação suficiente sempre à disposição, assim como um local apropriado para o descanso. Também será necessário prevenir ferimentos e doenças por meio de instalações, ferramentas e utensílios adequados, além da prestação de assistência veterinária.