As perspectivas para 2020 na área da Segurança Pública na região do Pajeú
Por André Luis
Dando continuidade as perspectivas para 2020, nesta segunda-feira (13.01), foi a vez de falar de Segurança Pública no Debate das Dez da Rádio Pajeú FM. O delegado Ubiratan Rocha e a subcomandante do 23º BPM, Major Mirely Oliveira, avaliaram as ações da Segurança Pública em 2019 e falaram sobre as perspectivas para este ano. Ouça abaixo a íntegra do debate.
Os dois consideram o ano de 2019 como sendo positivo para as polícias na região do Pajeú. Para o delegado Ubiratan “além de produtivo, 2019 foi um ano de respostas”. Ele também lamentou o recorde de homicídios em Afogados da Ingazeira, sete no total, mas destacou que 87% dos casos foram resolvidos.
“Também precisamos levar em consideração o tipo de homicídio, dos sete, seis foram de proximidade, então é praticamente impossível haver um trabalho preventivo tanto da Polícia Civil como da Militar.” Destacou o delegado.
Já a Major Mirely, falou sobre as dificuldade enfrentadas no mês de janeiro, com a alta realização de eventos na região, como por exemplo, o Afogareta, que terminou no fim de semana passado. A Major considerou o evento “sem alterações. A gente considera que o evento foi 100% no quesito segurança”.
A subcomandante citou ainda outros municípios que estão tendo festas, como Quixaba, Iguaracy, Brejinho e Ibitiranga que inicia essa semana. “A gente fica numa situação bem difícil, por que são eventos que coincidem o período”, disse se referindo a quantidade pequena do efetivo.