Afogados: o carnaval 2020 e os blocos políticos no Debate das Dez desta segunda
No Debate das Dez desta segunda-feira (17), Daniel Valadares, Evângela Vieira e Alecsandro Queiroz (Tô na Folia), Ney Quidute (Bora pra Frente) e Anchieta Macena (A cobra vai subir e Bora frente). Eles falaram sobre a expectativa do carnaval 2020 em Afogados e sobre os blocos de viés político que animam a folia de momo deste ano.
O carnaval 2020, em Afogados da Ingazeira, terá o maior número de blocos nas ruas do município. Cinquenta e seis no total, segundo informou Ney Quidute.
A festa já começa na quinta-feira (20), com a festa de aniversário do bloco Leão do Norte, do secretário executivo de Cultura e esportes, César Tenório. Ouça abaixo a íntegra do debate:
Os coordenadores do bloco Tô na Folia anunciaram a atração que seguirá com o Trio Elétrico pelas ruas de Afogados da Ingazeira na segunda de carnaval. O nome de Harry Estigado para o esquenta no Bar de Diná já era conhecido.
Nesta segunda, foi anunciado o nome de Tuca Barros para descer com o trio pela avenida Rio Branco. Segundo Daniel, o cantor foi orientado sobre o repertório, que garante, será alinhado com a história do bloco. Nas redes sociais, Tuca se define como “o cantor de forró com o repertório mais estourado do Brasil”. No carnaval, adapta seu estilo para a festa de momo.
Nos vídeos do artista no YouTube ele aparece cantando músicas mais voltadas para o estilo de forró da atualidade. Mas, garante Daniel, ele ajustará o show ao “formato histórico” do bloco.
O carnaval de afogados está marcado pelos blocos com viés político. O Tô na Folia é ligado ao ex-prefeito Totonho Valadares (MDB). Já o “Bora Pra Frente”, com Fulô de Mandacaru na terça de carnaval, ligado ao vice-prefeito Alessandro Palmeira, também pré-candidato.
O lado bom é que tanto um como o outro realizam campanhas sociais, trocando abadás por alimentos e produtos de higiene pessoal (no caso do Bora Frente).
Diferente de anos anteriores quando A Cobra Vai Subir encerrava o carnaval, este ano essa missão fica a cargo do estreante da folia, o Bora pra Frente.