Fera de física fica em 1º lugar geral no vestibular 2014 da UFPE

Três primeiros foram aprovados para cursos na área de exatas.
Classificados devem fazer pré-matrícula a partir do dia 31 de janeiro.

A Comissão de Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco divulgou, na manhã desta quinta-feira (23), o listão com os aprovados no processo seletivo da instituição. O primeiro lugar geral ficou com o fera João Lucas Fernandes dos Santos, 17 anos, aprovado para o bacharelado em física com a nota 8,6307.

Mesmo com o resultado, o candidato afirmou que não irá se matricular porque pretende continuar estudando para conseguir uma vaga no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele ainda abriu mão do curso de medicina na Universidade de Brasília (UnB), onde também foi primeiro lugar geral no vestibular. João Lucas pretende cursar Engenharia Aeronáutica no ITA e não conseguiu a vaga este ano. “Quando fiz a prova e vi as respostas, achei que dava para ficar nos três primeiros”, disse.

Já a história do segundo lugar geral na UFPE, Rafael de Barros Souza, 20 anos, aprovado para o conjunto de engenharias (CTG) no campus do Recife, é bem diferente. Ele conseguiu uma vaga no ITA, mas já afirmou que pretende se matricular na UFPE. “Eu morei um ano fora e senti como é ficar longe, a falta da família, amigos, a comodidade do lar. Além disso, no ITA não tem o curso que eu quero, que é engenharia química”, contou. Rafael também foi aprovado em medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Geovanny Lucas de Lima Paulino, com nota 8,4462, foi o terceiro colocado, aprovado para engenharia da computação no campus Recife.

Durante o evento que anunciou os primeiros colocados no vestibular, o reitor da universidade, Anísio Brasileiro, deixou no ar a possiblidade deste ter sido o último processo seletivo da instituição. Ele afirmou que o Conselho Universitário tem discutido o assunto em várias reuniões e, até março, deve haver uma definição.

Os candidatos concorreram a 6.607 vagas, distribuídas em 97 cursos no campus do Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Entre as vagas, 4.897 foram para livre concorrência e 1.710 para o sistema de cotas. Neste último caso, os cotistas só disputam se não tiverem alcançado nota suficiente para o grupo da livre concorrência.

O primeiro remanejamento da UFPE está previsto para o dia 17 de fevereiro, o segundo no dia 24 do mesmo mês, o terceiro e o quarto nos dias 28 de fevereiro e 12 de março, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *