Viviane Zuza explica sobre saúde da mulher e mortalidade materna
Por André Luis
Nesta quinta-feira (28) é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Para falar sobre esse importante tema, o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, conversou com a enfermeira e Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente de Afogados da Ingazeira, Viviane Zuza.
Viviane, falou sobre como tem sido vivenciar esse momento único pelo qual o mundo está passando por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, também como tem sido pra ela estar na linha de frente no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira e como está o atendimento no Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
Ela explicou o que se quer dizer quando se fala em ‘saúde da mulher’, quais os principais problemas de saúde que acometem as mesmas e o porque a mortalidade materna pode ser considerada um dos indicadores da qualidade de saúde ofertada as pessoas.
Viviane também explicou quais as principais causas da mortalidade materna, como as condições socioeconômicas influenciam na questão e ainda como se pode evitar a mortalidade materna, que é definida pela Organização Mundial de Saúde – OMS como “a morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez, ou por medidas em relação a ela, porém não devida a causas acidentais ou incidentais”. Ouça abaixo a íntegra da conversa.