Debate das Dez: psiquiatra fala sobre aumento de casos de depressão e ansiedade durante a pandemia
Segundo um relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão aumentou muito na última década.
Atualmente, quase 5% da população do globo (cerca de 330 milhões de indivíduos) convive com a doença e as suas repercussões no cotidiano.
Infelizmente, o Brasil ocupa uma posição de destaque nesse contexto. Estima-se que a maior taxa de depressão do continente latino-americano está entre os brasileiros, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.
A ansiedade, outro quadro que impacta de forma negativa a qualidade de vida, é ainda mais presente no Brasil. Quase 10% dos brasileiros manifestam os sintomas, que se dividem entre os ataques de pânico, as fobias, os transtornos obsessivos compulsivos, o estresse pós-trauma e a ansiedade generalizada.
No Debate das Dez da Rádio Pajeú desta terça-feira (11.08), o psiquiatra Niedson Medeiros, falou sobre o aumento de casos durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, de depressão e ansiedade. Ouça a íntegra do debate de hoje no Podcast Pajeú.