Entrevista: Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Nesta segunda-feira (17), véspera do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, tratou do tema com representantes do Creas – a psicóloga do Emmanuella Genésio e o advogado Leandro Ramos e do Conselho Tutelar, com a conselheira Tina da Ponte.
Eles falaram sobre as diferenças entre abuso e exploração sexual. Também sobre as sequelas para as vítimas desses crimes e quais os sinais que precisam ser observados nas crianças que podem indicar situação de perigo.
Ainda falaram sobre a situação em Afogados da Ingazeira, como o fato de que muitos agressores ficam impunes. Algumas vezes pela posição social que ocupam – gozando de prestígio na sociedade. Outras vezes pelo fato da posição nas famílias, que preferem acreditar que a criança e/ou adolescente está mentindo.
Ainda tem os que ficam impunes por serem muito agressivos e causarem medo nas vítimas e ainda daqueles que por serem os provedores econômicos das famílias não serem denunciados. Ouça abaixo a íntegra da entrevista.
Nesta terça-feira (18) é celebrado o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como o abuso sexual e a exploração sexual.