Recife tem primeira Virada Esportiva nos dias 8 e 9 de fevereiro
O evento vai promover atividades físicas durante 24 horas seguidas no próximo final de semana
Os moradores do Recife terão mais um motivo para deixar o sedentarismo de lado e praticar exercícios físicos. A Virada Esportiva vai oferecer atividades gratuitas de esporte e lazer durante 24 horas seguidas no próximo final de semana. Das 16h do próximo sábado(08) às 16h horas do próximo domingo(09), os encontros esportivos acontecerão simultaneamente em 5 pólos: Marco Zero e Praça do Arsenal, na praia do Pina e nos parques da Jaqueira e Dona Lindu. Durante o evento, as 19 Academias da Cidade, que normalmente não funcionam nos finais de semana, abrirão nos dois dias. As crianças também vão poder participar da maratona que estimula os hábitos saudáveis.A Viradinha Esportiva vai ter uma programação específica para a garotada, com horários ajustados à criançada.A programação também os portadores de necessidades especiais.
O evento, realizado pela Prefeitura em parceria com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), tem como objetivo de estimular hábitos de vida mais saudáveis e a ocupação dos espaços públicos pela população. A Virada Esportiva terá mais de 100 atividades, envolvendo as diversas modalidades, do skate ao rapel, do judô ao muay thay, do basquete de rua às antigas brincadeiras infantis.
A maratona esportiva infantil vai acontecer em três pólos. No Dona Lindu, as atividades acontecem no sábado das 16h às 18h e no domingo das 8h às 16h. No Marco Zero e no Arsenal o esporte vai ter vez no sábado das 17h às 18h e no domingo das 8h às 16h.
A solenidade de abertura da Virada Esportiva acontece às 16h do sábado (8), na rua da Aurora, com a inauguração de monumento alusivo ao primeiro jogo de vôlei realizado no Brasil, que aconteceu no Recife, em 15 de novembro de 1911, na antiga Associação Cristã de Moços, que funcionava no local. A peça foi elaborada pelo arquiteto Otto Neuenschwander e será colocada no calçadão em frente à Assembleia Legislativa, numa parceria entre a Prefeitura, o Panathlon Club Recife e a Chesf. Na inauguração estará presente, O campeão Olímpico da seleção brasileira de 1992, Marcelo Negrão.
ATIVIDADES – Na programação da Virada Esportiva, haverá atividades para todos os gostos, desde artes marciais, MMA e esportes de praia, até modalidades “radicais” como a tirolesa, o rapel e o arvorismo, além de aulas de circo, pistas de skate e bicicleta, passando ainda por jogos de quadra como basquete, handebol e badminton. Na Jaqueira, por exemplo, acontece um Campeonato Regional de Bicicross, além de Pingue-pongue, Yoga e escolinha de danças populares, entre outras atividades.
O público poderá participar da Viradinha Esportiva, que terá um conceito de brincadeiras de antigamente, entre as quais Bola de Gude, Peão e Amarelinha. Durante a manhã do domingo, acontecerá a I Corrida de Escadas Contra o Relógio no Morro da Conceição, na qual 20 competidores lutarão contra o tempo para ver quem vence a corrida na escadaria que vai do Largo Dom Luis até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
A Virada Esportiva tem também atividades voltadas para os portadores de necessidades especiais. Entre elas, destacam-se o vôlei e o basquete sentado na areia, e ainda jogos de mesa, como o xadrez, jogo da velha e outros de forma acessível para deficientes visuais. Outra inovação que será apresentada é a aula especial de aeróbica utilizando objetos encontrados nas residências, tais como vassoura, toalha e esfregões, para que os recifenses possam aprender a se exercitar sem precisar sair de casa.
MMA – Já na praia do Pina, os fãs de luta e artes marciais terão seu lugar. Durante a madrugada do domingo, será a vez do MMA, com lutadores convidados. As demonstrações de Muai Tai acontecem entre as 8h e 9h do domingo e haverá também, ao longo do evento, atividades de karatê, iaido, kendo, judô, taekwondo, goshin-jitsu, tenchi tessen (arte gestual japonesa), king-fu, jiu-jitsu e capoeira.
Por fim, os frequentadores do Parque da Jaqueira terão acesso a atividades de bicicross, aeróbica, body combat, danças populares, Sinbol, pingue-pongue, aulão fitness, tai-chi-chuan e yoga. A Virada acontece também na praça do Trabalho, com futsal, e no Campo do Corinthians, onde haverá o torneio de futebol dos veteranos.
Do JC Online