Em Tabira professores iniciam greve no 1º dia de aula
A Secretaria de Educação do Governo Sebastião Dias comandada pela professora Aracelis Batista anunciou para hoje dia 05 de fevereiro o inicio do ano letivo em Tabira. Ao mesmo tempo os professores por tempo indeterminado anunciam a greve.
A decisão aconteceu durante reunião na manha de ontem na Câmara de vereadores. A categoria alega que estava negociando com o governo desde maio do ano passado o cumprimento da Lei Federal 11.739, que trata do aumento de 1/3 de aulas atividade para os professores. Em dezembro de 2013, numa assembleia geral ficou confirmado pela diretora de finanças e a secretária de educação municipal de Tabira que em janeiro de 2014 a Lei seria implantada e o acordo não foi respeitado. O Prefeito Sebastião Dias diz que o governo está aberto ao diálogo e ontem mesmo aconteceu mais uma reunião com os representantes dos professores.
O argumento da Prefeitura de Tabira é que a folha salarial hoje atinge 62,76% indo de encontro a lei de Responsabilidade Fiscal. Ao mesmo tempo a gestão argumenta que Tabira apoia a manifestação dos professores, mas conta com a compreensão da classe. Havendo uma forte adesão a greve, estão sendo esperados nas escolas da rede municipal hoje pelos menos 100 professores, entre contratados e os recém contratados que cumprem estágio probatório. A informação do governo tabirense é de que na 5a haverá aula normalmente, pois a prefeitura contratará substitutos para os grevistas.