Afogados : Câmara queria que UPA-E se chamasse Orisvaldo Inácio. Mas por indicação de Guilherme Uchôa, homenageado será Josesito Padilha
O governador Eduardo Campos sancionou o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Guilherme Uchôa (PDT) e denominuou de Deputado Josesito Padilha, a Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPAE) de Afogados da Ingazeira. A unidade será inaugurada em março. Padilha faleceu em novembro de 2012.
Na Justificativa, Uchôa diz que quis “homenagear o excelente parlamentar que durante seu mandato, defendeu com afinco e vigor esse município e o Sertão do Pajeú. Josesito Padilha foi deputado estadual na década de 60″.
Continua Uchôa : “Cassado no período turbulento da ditadura militar, exilou-se no Uruguai por 20 anos. Na volta ao Brasil, em 1979, voltou a participar da política partidária como militante do PDT. Sua personalidade forte era o baluarte das coisas do sertão, considerado um dos melhores quadros do PDT à época. Era um orador fervoroso, que no uso da tribuna desta Casa Legislativa defendia Pernambuco com bastante eloquência, e, mesmo que angariasse divergentes às suas posições políticas, todos tinham a mesma opinião: Sabia do que acreditava, e defendia com igual zelo e determinação”.
Em Afogados, houve surpresa pelo fato de que um requerimento da vereadora Antonieta Guimarães havia sido aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. A surpresa não representa rejeição ao nome do homenageado, mas o fato de que a decisão do Legislativo local não foi respeitada.