Oficinas de cinema iniciam as atividades da 2º edição do Criancine
O Cinema Santo Amaro e o salão de festa do Grande Hotel Jorge Eduardo, em Taquaritinga do Norte, sediaram na manhã desta segunda-feira as atividades da segunda edição do Criancine – Festival de cinema Infanto Juvenil. Foram realizadas as oficinas “Para ver, refletir e praticar cinema” com as facilitadoras Yanara Galvão e Natália Lopes e “Cinema infantil” com Léo Leite, Igor Sá e Lucas Mariz. Ao todo, participaram cerca de 50 pessoas entre crianças, educadores e interessados.
As atividades das oficinas “Cinema infantil”, apenas terminará nesta terça-feira(10/02) quando as crianças tomarão as ruas da cidade para colocar em prática o que foi visto. “É um trabalho de formação com cunho educativo. Repassamos para a criançada várias técnicas dentro do mundo cinematográfico: direção, direção de fotografia, roteiro, trilha sonora, abordamos a linguagem do cinema de modo geral, declarou o músico e realizador Igor Sá.
Os trabalhos do festival terão continuidade nesta terça-feira em Taquaritinga do Norte, no Cine Teatro Santo Amaro, centro da Cidade. Na quarta-feira, o projeto segue para a cidade de Vertentes, onde acontecerão exibições na Escola de Referência Gil Rodrigues. Já no dia 13/02, na cidade de Bom Jesus (Centro Educacional e Cultural Professora Marineide Brazeno) e em Orobó no dia 14/02 (Salão Paroquial situado na praça Coronel Abílio de Sousa Barbosa). Em todas as cidades as exibições iniciarão a partir das 8:00 e a entrada é gratuita.
Confira os filmes selecionados:
Ficção
– A bicicleta do vovô (Henrique Dantas – BA) 13’ LIVRE
– L (Thaís Fujinaga- SP) 20’ LIVRE
– Amarelinha (Rafael Jardim – BA) 12’20” LIVRE
Animação
– O Cangaceiro (Marcus Buccini – PE) 5’34” LIVRE
– A última reunião dançante (Lisandro Santos – RS) 12’45” LIVRE
– Eu queria ser um monstro (Marão – RJ) 8’ LIVRE
– Paleolito (Ismael Lito e Gabriel Calegario – RJ) 6’13” LIVRE
– Cabeça Papelão (Quiá Rodrigues – RJ) Ani 20’ LIVRE
Documentário
– Quando eu crescer (Emanuel Dias – PB) 12’10” LIVRE
– 360 ° (Coletiva EREM Euridice Cadaval -PE) 13’ LIVRE
– Pedro Américo (Coletivo dos alunos da Escola Ministro José Américo de Almeida – PB) 4’47” LIVRE