FPF divulga regulamento e tabela do Campeonato Pernambucano 2014

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou, nesta terça-feira (8/10), o regulamento e a tabela do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2014. A Centésima edição do Estadual já começará no próximo dia 8 de dezembro e a decisão está marcada para 13 de abril.

A competição será dividida em dois turnos. No primeiro, apenas Ypiranga, Central, Pesqueira, Serra Talhada, Chã Grande, Porto, Salgueiro, o campeão da Série A2 e o vice-campeão da Série A2 se enfrentam em jogos de ida e volta. No final, os três primeiros colocados se classificarão para a disputa do hexagonal do título (segundo turno). O campeão receberá o Troféu Miguel Arraes de Alencar e conquistará a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D – caso esse time seja o Salgueiro, que subiu para a Série C, o segundo lugar ficará com a vaga.

O turno seguinte será dividido em dois hexagonais. Os três clubes mais bem posicionados na fase anterior se juntarão a Santa Cruz, Sport e Náutico, que disputam a Copa do Nordeste, para o hexagonal do título. Os quatro primeiros lugares passam para as semifinais. O primeiro enfrentará o quarto e o segundo jogará contra o terceiro. Os vencedores chegam às finais. No outro hexagonal, o de permanência na Série A1, os times lutarão pelos quatro primeiros lugares para permanecerem na elite. Os dois últimos serão rebaixados para a Série A2.

http://www.slideshare.net/redacaojornaldocommercio/pe-coca-cola20141turno-27002730

Com exceção do Salgueiro, que já está garantido na Série C de 2014, e de Santa Cruz, Náutico e Sport, o clube melhor colocado no Pernambucano Coca-Cola garantirá a outra vaga do Estado na Série D. Se ele já estiver classificado por causa da campanha na primeira etapa, a segunda equipe mais bem classificada herdará a vaga.

As semifinais e finais serão realizadas em jogos de ida e volta. Com os times de melhores campanhas no hexagonal realizando a segunda partida dentro de casa. Caso os times se igualem em número de pontos após os dois jogos, a decisão será na disputa de pênaltis, independente dos placares das partidas.

Ao final do Pernambucano, se classificarão para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil os três primeiros lugares da competição, lembrando que haverá jogos para definir a 3ª posição.

No que diz respeito ao regulamento, além das novidades já apresentadas, o Campeonato Pernambucano terá novos critérios de desempate para o primeiro turno e hexagonais. Os critérios serão maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols pró, confronto direto, maior número de vitórias como visitante, menor número de derrotas como mandante e sorteio.

TABELA

O destaque da rodada de abertura do Pernambucano 2014, no dia 8 de dezembro, será o clássico entre Porto x Central. O primeiro turno seguirá até 9 de fevereiro, com o segundo turno recomeçando três dias depois.

No segundo turno, os destaques são os clássicos, que ocorrerão na segunda, terceira, quinta, sétima, oitava e décima rodadas. O primeiro clássico da competição entre os clubes da capital pernambucana será no dia 16 de fevereiro, entre Sport x Náutico, na Ilha do Retiro. O Clássico das Multidões, no dia 26 de março, no Arruda, encerrará o hexagonal do título. (JC Online)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *