Debate das Dez: as ações do MP na região do Pajeú

No Debate das Dez de hoje, o promotor de justiça Dr. Lúcio Luiz de Almeida Neto, falou das ações do Ministério Público na região do Pajeú. Educação, saúde, segurança e infraestrutura foram alguns dos assuntos discutidos.

Acompanhe abaixo alguns trechos do Debate:

A dinâmica do MP

Gostaria de dizer que neste início de ano já engrenamos uma série de atividades, os promotores do Pajeú estiveram inclusive reunidos ontem (18), mais uma vez aqui em Afogados da Ingazeira na sede da circunscrição, a nossa reunião de trabalho invariavelmente tem entrado pela noite, todas as reuniões tem sido assim e esse grupo de promotores do Pajeú tem sido motivo de referência no Estado de Pernambuco, porque já a algum tempo a gente vem pregando ação em bloco, ação integrada das promotorias de justiça de modo que as ações não sejam personalizadas e creditadas a um só promotor/a e isso tem trazido algumas vantagens de maneira que, primeiro, nós ganhamos mais força com a ação integrada; segundo, alguns colegas se dedicam mais a uma matéria, então seria impossível todos os promotores tratarem de forma aprofundada todos os temas, a gente tem buscado distribuir os temas onde cada um fica com um tema diferente, de forma que coloca para o grupo, é lógico que as vezes há posições que as vezes são divergentes, mas a gente busca chegar a um consenso e a partir dali aquela ação é implementada pelo grupo inteiro, então a gente ganha em produtividade.

É necessário dizer que estamos com o quadro deficitário de promotores em Pernambuco, inclusive vai abrir um novo concurso agora.

Mas mesmo com todas as dificuldades, estamos ai com a pauta de ações que prioriza inclusive projetos da nossa gestão estratégica, nos do Ministério Público hoje estamos trabalhando com esta filosofia do planejamento estratégico, que não é formado apenas pela cúpula, as diretrizes e as definições das prioridades foram feitas com o consentimento da sociedade de Pernambuco, nós fizemos várias audiências públicas no Estado inteiro, na própria Rádio Pajeú nós viemos aqui para falar, tivemos pesquisa escrita distribuída para entidades, “Qual o seu olhar sob o Ministério Público”? Inclusive crítico de cobrança, dizendo no deveria melhorar em que deveria focar e pesquisa no site, onde as pessoas tiveram a oportunidade de estarem dando as suas opiniões a respeito do trabalho do MP.

Estamos com uma consultoria de altíssimo nível, tem uma equipe muita qualificada que esta dando acompanhamento ao processo de estabelecimento de metas e definição das prioridades, realizamos agora uma forma de planejamento por meio de projetos que trabalha um tema especifico e busca atingir determinados resultados.

Projetos e prioridades

Saúde

Nós temos hoje projetos da nossa gestão estratégica na questão da atenção básica a saúde, é uma das prioridades do grupo de promotores do Pajeú melhorar a qualidade do atendimento nos postos de saúde, que seria a estratégia da saúde da família e pelos agentes comunitários de saúde, para que a gente tenha o desafogamento dos hospitais, das unidades de atendimento, que não seriam situações de urgência e emergência que vão para estas unidades porque o posto de saúde e o atendimento da questão básica da forma como ela é preconizada pelo Ministério da Saúde não é feito.

Educação

Estamos tentando fazer com que, primeiro o transporte escolar seja regularizado no Pajeú, há uma ação ampla com todos os promotores, que baixaram recomendação para essa questão do transporte escolar, já soube de alguns municípios que já adequaram e quero dizer que todas as prefeituras receberam a mesma recomendação, instauramos procedimentos para acompanhar o cumprimento disso, porque não é só a qualidade do transporte que estamos querendo é a questão também da racionalização do recurso com a otimização das rotas, a gente sabe que muitas há muitas pessoas transportando isso atende algum interesse politico local dos gestores, de acomodação e ai tem as figuras da comunidade que fazem transporte, mas a gente tem que entender que o recurso público deve ser gasto de forma mais racional possível então se você pode fazer um transporte adequado, de qualidade, atendendo o que se propõe de pegar a criança levar para a escola e depois trazer de volta para casa, com menos carros, porque ter mais gastando mais dinheiro? Esse dinheiro já podia ser remanejado para aplicar em outra ação. Queremos também a racionalização na questão do transporte, além da qualidade.

Os ouvintes da Pajeú e os internautas interagiram com Dr. Lúcio que respondeu a vários questionamentos e esclareceu muitas dúvidas.

O Debate na íntegra você acompanha abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *