A crise da água // Apenas19 carros pipa abastecem Itapetim, Brejinho e Triunfo
A região do Pajeú tem três das oito cidades que dependem totalmente do abastecimento de água através de carro pipa. Itapetim, Brejinho e Triunfo vivem hoje em situação de colapso total e dependem de carros pipa para que a água chegue até a população.
Outras cidades da região também estão sob a eminência de colapso total, para isto basta que a Barragem do Rosário seque. Se isto acontecer o número de cidades em colapso vai mais que dobrar.
No Debate das Dez de hoje (13), o chefe do setor de distribuição da Compesa Washington Jordão, o secretário de Agricultura de Itapetim Alesandre Ramos e o secretário de Obras de Triunfo Everaldo Júnior.
Washington informou que na região de responsabilidade da gerencia da Compesa de Afogados da Ingazeira, as cidades de Itapetim e Brejinho estão em colapso total e estão sendo abastecidas exclusivamente com carros pipa. Ele disse ainda que Itapetim vive está situação já há 01 ano e 09 meses e Brejinho a 02 meses sofre com o colapso total do sistema de abastecimento de água.
Everaldo disse que Triunfo vive a situação de colapso total a 02 anos e 03 meses e que apenas 04 ou 05 bairros além do Centro, com água nas torneiras.
“Triunfo está praticamente eu acho que há 02 anos e 03 meses em colapso, hoje a gente tem apenas quatro ou cinco bairros e centro que são abastecidos nas torneiras o restante é abastecido com caixas d’água através de carro pipa e a situação está critica”, informou Everaldo.
Everaldo também informou que a água do lago João Barbosa que fica no Centro da cidade foi considerada impropria para o consumo e que inclusive também foi proibida a pesca. “A água que é retirada de lá é tratada, só quem tem permissão para retirar é o pipa da prefeitura, que abastece a zona rural do município e algumas localidades que não são acobertadas nem pelo Exercito, nem pelo IPA e por isso nós temos esse controle porque tem que ser água tratada” informou Everaldo.
Everaldo também vê como única saída para o município a transposição, já que mesmo com todas as chuvas que tem caído na região a barragem não acumulou nada de água.
Alexandre disse que o assunto mais abordado em Itapetim é sobre água, disse também que o que vem resolvendo a situação na zona rural são os poços. “Mas por conta dos tempos difíceis que a gente vem passando os agricultores venderam os seus rebanhos e hoje eles não tem em que praticamente transportar essa água para as suas residências, às vezes um morador de idade mora pertinho do poço, mas não tem como transportar a água”, disse Alexandre.
Washington informou que estão sendo usados nove carros pipa levando água para Itapetim e seis para Brejinho, disse ainda que em Itapetim dos nove carros, três retiram água em São José do Egito, três de Tuparetama e três de Afogados da Ingazeira.
Alexandre disse que apesar dos esforços a situação está muito difícil e a demanda por água é muito grande.
Everaldo disse que as últimas chuvas não mudaram em nada o cenário e que só contam com 04 carros pipa abastecendo várias localidades e a dificuldade é muito grande já que o Exercito não abastece individualmente e sim em cisternas em pontos estratégicos indicados pelas associações e isso complica muito a vida da população que precisa se deslocar para conseguir um pouco de água. “A situação em Triunfo é péssima”, desabafou Everaldo.
Para Washington Jordão a solução para o abastecimento da região é a conclusão da segunda etapa da Adutora do Pajeú.
Everaldo informou que a primeira conversa que teve com a Codecipe havia a liberação de 12 carros para Triunfo e na verdade está apenas com quatro.
“A codecipe liberou 12 carros para triunfo, mas apenas 04 estão operando, foram informados vinte e cinco sítios que estão precisando de água e até hoje não chegou nem uma resposta desses carros, na verdade não só a Codecipe, mas também o Ipa que tinha liberado 5 carros”, denunciou Everaldo.
Ouça abaixo na íntegra o debate de hoje: