A crise nos municípios do Pajeú // Prefeitos de Tuparetama e Iguaraci falam da situação de seus municípios
Os prefeitos de Tuparetama Dêva Pessoa e de Iguaraci, Francisco Dessoles, participaram hoje (09) no Debate das Dez nos estúdios da Pajeú. Os dois falaram sobre o início de 2015 para os municípios, as dificuldades, os repasses federais e estaduais, os novos pisos da educação e salário mínimo e a crise da água.
Como 2015 é um ano pré-eleitoral, muitas cidades já começaram as articulações em torno da sucessão nos municípios do Pajeú. Dessoles e Dêva também falaram sobre a possibilidade de se reelegerem, já que os dois tem esse direito.
Dessoles disse que o início do ano está muito complicado, “estamos no meio de uma crise de âmbito nacional e não é preciso dizer que no meio dessa crise quem mais está sofrendo, são os municípios”, disse.
Dessoles também falou que no mês de janeiro os repasses foram bem menores e a previsão de mais um ano com poucas chuvas é muito preocupante.
“As perspectivas são as piores possíveis, é uma verdadeira sinuca de bico”, disse Dessoles.
Assim como Dessoles, Dêva também disse que o início do ano está sendo muito complicado e que a situação é muito grave.
“É grave a situação, mas é um pacote de situações que são impostas para os municípios que começa com a diminuição dos repasses e que se agrava com a questão da seca”, disse Dêva.
Dêva também falou que os mananciais que estão entrando em colapso é muito preocupante pois fica a pergunta: “como vamos abastecer os carros-pipas se os reservatórios secarem”?
“A gente tem esperança de que se chover muda muito o ânimo das pessoas e a situação, porque os repasses até agora não temos previsão de melhorias”, disse Dêva.
Ouça abaixo na íntegra o que mais disseram Dêva e Dessoles ao comunicador Nill Júnior: