A qualidade da água consumida – Saiba o que é o Vigiagua
A água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente.
Nesse sentido, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil.
O Ministério da Saúde tem atuado em fóruns intersetoriais para universalizar o acesso à água em quantidade e qualidade compatíveis com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente, priorizando as famílias que vivem em situações de vulnerabilidade socioambiental em locais com períodos de estiagem e seca prolongados.
O Vigiagua tem realizado o monitoramento da qualidade da água das soluções alternativas coletivas e individuais, em especial dos carros-pipa e das cisternas; além de atuar em parceria com a Atenção Básica no desenvolvimento de ações de educação em saúde, visando orientar à população a realizar o tratamento da água no domicílio, por meio de filtração e desinfecção com solução de hipoclorito de sódio a 2,5% ou filtração e fervura.
No Pajéu a Gerência Regional de Saúde está fazendo reuniões para avaliar a qualidade da água que chega às residências da população principalmente através de carros-pipa e veículos que comercializam a água.
Para falar sobre o programa, os cuidados com água para consumo e dos problemas que podem ser causados com o consumo de água sem qualidade, nos estúdios da Pajeú a biomédica e coordenadora do programa Vigiagua da X GERES Niele Brito, acompanhada de Ana Ramalho e fulana de tal da Secretaria de Saúde.
Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje: