Abastecimento de água volta a pautar Debate das Dez na Pajeú
Saiba como entrar no grupo formado para protestar contra a Compesa
Por André Luis
Os problemas no abastecimento de água em Afogados da Ingazeira, voltaram a pautar o Debate das Dez da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (9). Nos estúdios, Damiana Vitorino, Daniele Suênia, Osvaldo Filho e Albertino Bezerra, representando os bairros: São Braz, Residencial Dom Francisco, Manoela Valadares e Brotas respectivamente.
Eles fazem parte do grupo de WhatsApp “Vamos Protestar KD a Água”, criado para reunir a população afogadense em torno do debate da falta de regularidade no abastecimento de água em bairros do município – situação que tem criado muito incomodo e constrangimento para os clientes da Compesa, que vivem um drama com a falta de água em suas residências. Para entrar no grupo basta clicar aqui. Ouça abaixo a íntegra do debate de hoje:
Daniele Suênia, foi a idealizadora do grupo, segundo ela, a iniciativa partiu após perceber que em outro grupo com outra temática, só o que os participantes falavam era da falta de água em seus bairros. “A Compesa não segue mais um cronograma, então a gente fica perdido sem saber quando vai chegar água em nossas casas”, reclamou Daniele que emendou: “todo mês temos o compromisso de pagar a conta, e a Compesa não tem compromisso com a gente não?” Questionou.
O problema no abastecimento de água em Afogados da Ingazeira ficou claro que passa pela falta de investimentos de grande porte para aumentar a capacidade de tratamento da água distribuída pela Compesa na Estação de Tratamento de Água – ETA.
Como bem lembrou o padre Antônio Orlando durante a Audiência Pública realizada na terça-feira (01/10) na Câmara de Vereadores com a participação do gerente regional da Compesa Gileno Alves e do chefe de distribuição, Washington Jordão, o problema é causado pela falta histórica de investimentos que gerou gargalos na distribuição.
A Compesa acredita que o problema será bastante amenizado até o fim de novembro, quando a ETA de Tabira começar a operar e algumas reformas forem feitas na ETA de Afogados.
Mas os membros do grupo não acreditam nas perspectivas da Compesa e prometem unir forças para cobrar melhorias nos serviços ofertados pela empresa em Afogados da Ingazeira.
Mais cedo, o presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Igor Mariano informou a comunicadora Micheli Martins durante o programa Manhã Total que uma comissão formada por vereadores da cidade irão se reunir com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, para entregar o relatório com todas as dificuldades que foram pontuadas pela população durante a audiência pública. O encontro acontece na quarta-feira (16) às 14h na sede estadual da Compesa no Recife.