Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes uma realidade que precisa ser mudada
Por André Luis
Nesta quarta-feira (18), o Debate das Dez na Rádio Pajeú abordou um assunto delicado e de extrema importância. O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por ironia do destino, um dia antes, Afogados da Ingazeira, ficou horrorizada com o caso de uma menina de sete anos, que foi estuprada por um homem de 56 anos, casado com a tia da menina.
Hoje, em todo o Brasil, ocorreram atividades para reafirmar a importância da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescente. Em Afogados da Ingazeira, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo de Pernambuco, vem promovendo atividades durante este mês. Ainda nesta quarta, profissionais do CREAS (regional e municipal), estão debatendo o tema com alunos do curso de serviço social da Faculdade UNIP.
Nos estúdios da Pajeú, o assistente social do Creas Arlindo Júnior e a presidente do Conselho de Direito de Afogados da Ingazeira, Amara Araújo, falaram sobre o tema e passaram informações importantes relacionadas ao assunto.
Eles informaram por exemplo que situações como essas do caso de Afogados se reproduzem com frequência. Arlindo disse ainda que há muitas crianças aliciadas na zona rural.
Uma das formas de denunciar é através do Disque 100, de qualquer telefone no território nacional. Denúncias de violação de direitos de crianças ou adolescentes, especialmente em casos de abuso ou exploração sexual. A denúncia é anônima e o serviço gratuito.
O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas.
Ouça na íntegra como foi o debate de hoje conduzido pela comunicadora Micheli Martins: