Adolescentes do Case Petrolina emocionam em apresentação de música erudita
Ação é resultado do trabalho desenvolvido pelo Projeto Camerata de Cordas, parceria entre Funase e Banco Sicredi Vale do São Francisco
Oito socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina mostraram todo o seu talento em uma apresentação de música erudita que emocionou a todos durante jantar para o Juiz da Vara da Infância Dr. Marcos Franco Barcelar, estudantes de pós-graduação em Cooperativa e jornalistas de todo o Nordeste.
A ação é parte do Projeto Camerata de Cordas, uma parceria entre a Funase e o Banco Sicredi Vale do São Franscisco, firmada desde o ano passado e que tem como objetivo fazer os socioeducandos se expressarem e se comunicarem através da música, dando também oportunidade de profissionalização na área.
Durante esse período, 28 adolescentes já foram beneficiados com as aulas de música que são ministradas pelos instrutores e músicos do Matingueiros, grupo reconhecido nacional e internacionalmente, que se caracteriza pelo universo cultural do Nordeste brasileiro, traduzida em uma linguagem globalizada, incorporando elementos contemporâneos sem descaracterizar os folguedos tradicionais.
Segundo a Coordenadora Geral do Case Petrolina, Nídia Maria Alencar, esse projeto tem mudado vidas, a exemplo de um ex-interno da Unidade que esteve presente nessa apresentação, beneficiado na primeira turma pelo projeto, e hoje integra no grupo Matingueiros. “Atualmente temos 14 adolescentes da Unidade e 02 ex-internos envolvidos nesse projeto. Momentos como esse mostram o quão gratificante é esse trabalho que fazemos com muito amor. É uma alegria sem tamanho”, destacou.
A próxima apresentação do grupo será na cerimônia de encerramento da 9ª turma do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária no auditório do IF Sertão-PE Campus Zona Rural, para autoridades, familiares dos concluintes, funcionários e adolescentes do CASE Petrolina. Com previsão para o mês de junho.