Afogados da Ingazeira // Na Pajeú, ouvintes avaliam o trabalho dos vereadores – Veja pesquisa
A população sabe avaliar de fato o real papel do vereador? Ou ela faz uma análise pensando que o melhor vereador é aquele que da as coisas o chamado assistencialismo?
Hoje nos estúdios da Pajeú o presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira Franklin Nazário e os vereadores Renon de Ninô e Pedro Raimundo falaram sobre o tema. Os vereadores também fizeram um balanço dos trabalhos da Câmara até o presente momento deste semestre avaliaram as ações, falaram sobre as perspectivas e foram avaliados pelos ouvintes.
Segundo o presidente da Câmara, Franklin Nazário: “Existe o vereador que faz o papel do legislador que é aquele que vai atrás das coisas erradas e das cobranças através de seus requerimentos, aquele que fazendo ou situação ou oposição tem que estar em prol do menos favorecido que é o povo e acaba se destacando e o vereador que faz o sistema de assistencialismo que ajuda mais do que faz na casa, o que no caso não é bem esse o papel do vereador. É claro que o vereador não vai se negar a dar uma contribuição, ajudar uma pessoa que esteja precisando, mas o trabalho real do vereador é cobrar, fiscalizar, fazer requerimentos e proposições que venham trazer melhorias a população”.
Renon de Ninô, concordou com Franklin e disse: “Existe dois tipos de trabalhos o real papel do vereador que é legislar dentro da casa e existe o papel do assistencialismo, tem muita gente que confundi o papel do vereador com o segundo, acham que o papel do vereador é dar assistência financeira”.
Renon disse ainda que acha que 60% da população não sabe o real papel do vereador e que uma boa parte tem um pensamento errôneo a respeito da vida financeira do legislador achando que todos são ricos.
Para Pedro Raimundo a porcentagem da população que não sabe qual é o verdadeiro papel do vereador é bem maior que 60% e disse que a culpa é da população que não tem interesse em saber o que está sendo feito dentro da casa.
“Se a maioria da população se interessasse em saber, participaria mais das sessões da Câmara”, disse Pedro.
Pedro disse ainda que inclusive o horário das sessões foram alteradas de durante o dia para a noite para ver se a população participava mais, mas mesmo assim não adiantou, “não tem interesse em saber o que acontece na casa”.
Durante o programa Manhã Total foi realizada uma pesquisa com os ouvintes da Pajeú para ver na opinião deles quais eram os vereadores mais e menos atuantes, veja a seguir o resultado:
Entre os vereadores citados pelos ouvintes a classificação ficou assim:
Vereadores mais atuantes
- Zé Negão 24,5%
- Raimundo Lima 21,9%
- Augusto Martins e Luiz Bizorão 12,2%
- Pedro Raimundo 9,7%
- Renon de Ninô 7,3%
- Franklin Nazário e Reinaldo Lima 4,9%
- Vicentinho 2,4%
Vereadores menos atuantes
- Zé Negão 38,4%
- Zé Carlos 25,6%
- Vicentinho 15,4%
- Raimundo Lima 10,2%
- Augusto Martins 2,5%
7,9% dos ouvintes que participaram disseram não estar satisfeitos com nenhum dos vereadores do município.
Os vereadores Igor Sá Maranhão, Cicero Miguel e Antonieta Guimarães não tiveram seus nomes citados por nenhum dos ouvintes que participaram, por isso não aparecem em nenhuma das pesquisas.
Ouça abaixo na íntegra o debate de hoje: