Afogados: Prefeitura lança selo de qualidade para água

Preocupada com a qualidade da água consumida pela população e com o objetivo de garantir um tratamento adequado nesses tempos de grave escassez, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira lançou um selo para controlar a qualidade da água comercializada no município.

Imagem 146 A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Diretoria de Vigilância em Saúde. Além da fiscalização, a Prefeitura vem atuando também nas ações de controle das doenças diarreicas agudas, provocadas, principalmente, por água contaminada.

Ao longo de toda a semana, foram realizadas oficinas com agentes comunitários de saúde, palestras educativas com coordenadores e diretores das escolas municipais, com orientações sobre a doença, os cuidados com a higiene e manuseio dos alimentos, e o tratamento adequado que deve ser dado à água comprada aos aguadeiros, carroceiros e carros-pipa, etc.

Imagem 108A Secretaria de Saúde cadastrou todos os vendedores de água, incluindo os que trazem água das comunidades de Queimada Grande e da Matinha, e vai distribuir, na próxima semana, o selo de qualidade. Serão realizadas blitzes permanentes de fiscalização para análise laboratorial da água. O resultado sai na hora. O veículo que estiver transportando água imprópria para o consumo será apreendido. “Realizamos campanhas de esclarecimento com todos os cadastrados e a partir da próxima semana ninguém poderá vender água em Afogados sem o selo de qualidade. Quem ainda não se cadastrou pode nos procurar na Secretaria de Saúde,” informou Madalena Brito, Diretora de Vigilância em Saúde.

Imagem 018Além da fiscalização rigorosa e das campanhas educativas, a Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira está distribuindo com pipeiros, carroceiros e aguadeiros, hipoclorito de sódio e sais para reidratação oral. Os agentes comunitários de saúde também estão recebendo os produtos para distribuir com a população.

“Em um momento grave de escassez, com a maior estiagem já vista, não podemos brincar com a saúde da população. Quem for pego vendendo água inadequada, contaminada, terá o veículo apreendido e não poderá comercializar água. Pedimos que a população colabore, denunciando e nos ajudando na fiscalização,” afirmou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José patriota.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *