Afogados promoveu VIIª Conferência de Assistência social

Foi uma conferência bastante participativa e com alguns desafios importantes, sobretudo o de planejar, no âmbito do município, as diretrizes e estratégias para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A abertura aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores (06), com as presenças dos vereadores Raimundo Lima, Antonieta Guimarães, José Carlos e Luiz Besourão, além de representantes de entidades da sociedade civil, gestores da área da assistência e lideranças comunitárias. Os debates transcorreram no auditório da Faculdade de Formação de Professores (07).

Público prestigiou abertura

O tema deste ano foi “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. A palestra magna foi proferida pela Coordenadora Estadual de Vigilância Socio-assistencial, Shirley Samico. Na abertura, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, destacou os desafios para o setor neste período de grave crise. “É nos tempos de crise, de retração econômica, onde a assistência social é mais cobrada e mais solicitada. Desemprego, recessão, inflação, redução nos investimentos, aumentam de forma gritante a vulnerabilidade das famílias brasileiras,” destacou o Prefeito.

A conferência teve o debate norteado pelos seguintes eixos temáticos: 1- Dignidade humana e justiça social; 2- Participação social como fundamento para o pacto federativo no SUAS; 3- Primazia da responsabilidade do Estado; 4- Qualificação do trabalho no SUAS; e 5- Assistência Social como direito. Foram eleitos delegados para a etapa estadual que ocorrerá nos dias 22 e 23 de Outubro deste ano, em Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *