Afogados recebe hoje premiação do MEC
O município de Afogados da Ingazeira foi o grande vencedor do Prêmio Nacional “Curta Histórias”, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Unesco e a Fundação Palmares. A Escola Pública Municipal Francisca Lira venceu o concurso na categoria educação de jovens e adultos (EJA), concorrendo, na etapa final, com escolas públicas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O prêmio veio através da votação do júri técnico formado por especialistas indicados pelo MEC. Eles escolheram como vencedor o vídeo “A educação é a arma mais poderosa”, com 1min e 11 seg, produzido pelos alunos Antônio Fernando de Alcântara, José Luiz da Silva e Paulo José da Silva, sob a coordenação da Professora Aline Maria. Em sua segunda edição, o prêmio teve como tema este ano “Personalidades Negras”.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira ofereceu aos alunos oficinas de audiovisual, onde eles puderam obter noções de produção, elaboração de roteiro, enquadramento, edição, dentre outros elementos da linguagem de vídeo, de modo a que pudessem expressar com mais propriedade suas ideias.
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, viaja nesta terça, com a Secretária Municipal de Educação, Veratânia Morais, juntamente com os alunos, para receberem o prêmio em Brasília. A premiação ocorrerá na manhã desta quarta-feira (28). Além do reconhecimento nacional e do certificado de premiação, o MEC também distribuirá um smartphone (para cada um dos alunos), smartphone e câmera digital (professor), data show, aparelho de DVD, câmera fotográfica e cinemateca (escola).