Afogados: universitários participam de palestra contra abuso sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira promoveu nesta quarta (18) uma palestra sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional de luta contra o Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. Participaram alunos dos cursos de Serviço Social e Pedagogia das Faculdades UNIP e IERG.

“Na última segunda fizemos esse mesmo trabalho junto aos alunos da FAFOPAI. O objetivo é qualificar esses futuros profissionais na temática de combate ao abuso de crianças e adolescentes. Como trabalhar com esse público vítima de violência e identificar crianças que sofreram ou que sofrem violência sexual”, declarou Arlindo Júnior, Assistente Social do CREAS municipal.

IMG_7041

Os alunos que irão se formar ainda este ano puderam ter uma orientação objetivo de como atuar em casos delicados, tanto em Afogados da Ingazeira como em cidades vizinhas e na zona rural. Além das palestras com as faculdades, a Assistência Social também está levando o assunto para a zona rural, mais especificamente nas comunidades de Carapuça, São João e Pintada.

A Secretaria de Saúde também entrou na luta e está orientando as famílias que são usuários dos serviços de saúde a identificar casos de abusos. A Secretaria de Educação, por sua vez, lançou nas escolas do município um concurso de redação com o tema “abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. As três melhores redações serão conhecidas no dia 14 de Junho no 2° Fórum da UNICEF.

A Secretária de Assistência Social, Joana Darc, informou que esta é uma luta constante, desenvolvida diariamente pelos programas sociais de Afogados da Ingazeira, “Juntamente com o CRAS, o CREAS, Serviço de Convivência, e os outros programas Sociais, todos da Assistência Social, estamos nessa luta há bastante tempo para combater esse grande mau, com o qual ainda nos deparamos, infelizmente, no meio de algumas famílias. Esse é um dia importante, de conscientização, mas essa luta é permanente”, declarou Joana Darc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *