“Agente tenta fazer de tudo para que a merenda não falte para as nossas crianças” – Disse Veratânia Morais na Pajeú
Ontem (08) no Debate das Dez da Rádio Pajeú a secretária de Educação Veratânia Morais, a nutricionista que cuida do cardápio e do acompanhamento da merenda da rede municipal de educação Cristiana Oliveira e Katiuscia Kaline chefe do setor de merenda, falaram sobre a qualidade e a importância da merenda escolar. Também falaram sobre as ações da Secretaria de Educação.
Veratânia falou sobre a denuncia que houve por parte de alunos do EJA. “Houve a denuncia e pra gente não vir até a Rádio para justificar apenas um caso isolado, nós preferimos fazer uma Audiência Pública, que foi realizada na semana passada, onde nós mostramos todo o processo da merenda“, disse Veratânia.
Veratânia também falou que o processo para que a merenda chegue até o prato do aluno não é simples, “tem todo um processo de licitação, de compra, de entrega e de distribuição, que são essenciais para que esta merenda chegue até o aluno dia a dia“, disse Veratânia.
Ela ainda disse que mesmo quando a merenda não chega por um motivo ou outro as auxiliares e as gestoras usam da criatividade para mudar o cardápio e garantirem a merenda para os alunos.
“Agente tenta fazer de tudo para que a merenda não falte para as nossas crianças“, disse Veratânia.
Veratânia também falou que nos dias de hoje ainda existem escolas onde a merenda é a principal refeição das crianças e que mesmo com os programas sociais, os pais não se preocupam com o valor nutricional dos alimentos.
A nutricionista Cristiana falou sobre a dificuldade de manter o equilíbrio nutricional e a qualidade da merenda. “A alimentação em si, é, foi e sempre será importante na vida do ser humano, agora, o diferencial é a importância e o valor que dá ao fato de se alimentar de forma correta, então quando a gente coloca todo esse contexto inicialmente de merenda escolar para depois chegar ao valor nutricional que a gente agrega a ela, nós temos uma equipe muita ampla, então quando se coloca o nome de Cris, ao redor tem toda uma equipe muito comprometida“, disse Cristiana.
Falando de como chegar ao valor nutricional, Cristiana explicou que a merenda hoje é considerada 15% da necessidade nutricional diária de um individuo, “então teoricamente se a gente for analisar, de cinco a seis refeições quinze por cento de cem é uma pequena parte, só que para estas famílias que estão em vulnerabilidade significa muito“, disse.
Ouça na íntegra como foi o debate sobre merenda escolar na Pajeú: