Alunos da rede municipal vencem a Olimpíada Brasileira de Robótica
Com a vitória, os estudantes vão disputar campeonato internacional na Alemanha, que será realizado no próximo ano
Do Diário de Pernambuco
Emerson, Maryllia e Gabriel têm muito a comemorar. O trio de estudantes da escola municipal Rodolfo Aureliano ficou em primeiro lugar na final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição científica foi disputada neste domingo em Uberlândia, Minas Gerais. Alunos do 9º ano, eles surpreenderam por vencer a competição, após um ano e meio da implantação do Programa Robótica na Escola da Prefeitura do Recife. Eles foram os únicos representantes de Pernambuco, entre dez que chegaram à final do ensino fundamental.
Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro têm 14 anos. Com a vitória, eles se classificaram para a RoboCup, campeonato internacional da modalidade, que ocorrerá no próximo ano na Alemanha.
Os adolescentes vinham trabalhando na montagem e programação de robôs de peças de Lego. Na prova prática, realizada após entrevista sobre detalhes da criação, o robô programado por eles teve oito minutos para completar percurso, desviando de obstáculos e subindo rampas, até completar o resgate das vítimas (representadas por bolas). Esta é a segunda vez que estudantes pernambucanos são classificados para a fase nacional da OBR. Em 2014, uma equipe do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco venceu a etapa regional.