Americana supera Sport pela décima semana da Liga de Basquete Feminino
O Americana derrotou o Sport Recife, nesta segunda-feira, por 98 a 62 (48 a 35 no primeiro tempo), em partida válida pela décima semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, disputada no ginásio Centro Cívico, na cidade de Americana (SP). O ponto alto da equipe de Americana foi a atuação homogênea do grupo de jogadoras, que rendeu muito bem e manteve uma regularidade positiva ao longo dos 40 minutos.
O jogo começou em ritmo acelerado, com o time da casa muito bem e abrindo boa diferença logo nos primeiros minutos, com performance positiva da pivô Gil Justino. Na parte final, o representante pernambucano conseguiu baixar um pouco a diferença, com destaque para as norte-americanas Erica Wheeler e Brandie Baker (25 a 17).
No segundo, a partida seguiu o mesmo panorama da reta final do primeiro quarto, com as duas equipes lutando bastante; o time da casa para manter-se no comando do placar e o visitante buscando diminuir a diferença. Com esse panorama, o time da casa cresceu na parte final, com boa performance da pivô Clarissa dos Santos (23 a 18).
Na volta do intervalo, o jogo teve um ritmo um pouco mais lento, mais seguiu ainda bastante disputado, com a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini levando uma ligeira vantagem (18 a 17). Nos dez minutos finais, a equipe da casa reinou absoluta e fez a vantagem crescer mais um pouco (32 a 10).
Os principais nomes da partida foram Clarissa dos Santos (25 pontos, nove rebotes e três assistências), Gil Justino (17 pontos e sete rebotes) e Damiris do Amaral (17 pontos), pelo time da casa; as norte-americanas Brandie Baker (23 pontos) e Erica Wheeler (17 pontos, cinco rebotes e seis assistências), além de Laís Tobias (10 pontos, seis rebotes e uma assistência), em favor do visitante.
– Esta foi uma vitória bonita, que nos alegra, ainda mais porque a estratégia que traçamos funcionou muito bem. – comenta o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Americana.
– As nossas atletas lutaram até o final e sabíamos que seria uma partida complicada, já que enfrentamos um dos times que aparecem como favorito. – analisou o assistente técnico Luiz Miranda, que comandou o Sport Recife nesta partida.