Após proibição polêmica, Prefeitura do Recife libera Som na Rural

Projeto poderá entrar na programação do Carnaval, dentro do Rec Beat.

Reunião ocorreu nesta segunda (10), três dias após interrupção do evento.

Em reunião nesta segunda-feira (10) com os produtores do projeto Som da Rural, a Prefeitura do Recife (PCR) decidiu liberar a realização do evento na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, área central da capital. Em nota enviada pela gestão municipal, o consenso foi que “questões burocráticas relacionadas à expedição de licenças” resultaram na suspensão da festa, na última sexta (7).

Na ocasião, agentes de trânsito e policiais militares chegaram com um reboque para interromper o Som na Rural, alegando que a produção não tinha autorização da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) para funcionar naquela data. A autorização foi solicitada dois dias antes da festa, sem atender ao prazo mínimo de 15 dias de antecedência previsto na Lei de Grandes Eventos. O projeto já havia sido liberado nos dias 17, 24 e 31 de janeiro.

Em entrevista ao G1 no dia seguinte à proibição, o produtor Roger de Renor comentou sobre possível falha de comunicação na Prefeitura, já que o projeto é apoiado institucionalmente pela Secretaria de Turismo.

A nota desta segunda afirma que o Som na Rural receberá apoio nas duas próximas edições, marcadas para as sextas-feiras 14 e 21 de fevereiro. Guardas de trânsito irão auxiliar no monitoramento do tráfego daquela área e agentes do Controle Urbano irão fiscalizar a questão do comércio informal. Também serão instalados banheiros químicos para os frequentadores do evento.

Ao término da reunião, Roger de Renor agradeceu, em sua página no Facebook, o apoio dos internautas – muita gente compartilhou a notícia da proibição, o que ajudou na repercussão do caso. O projeto usa uma Rural Willys toda iluminada, e o redor dela é estendido um tapete e um pequeno palco para apresentações musicais e debates.

Rural no Carnaval
Prefeitura e produtores também começaram a discutir uma nova versão do projeto durante os dias de Carnaval. A proposta é ativar o projeto no Cais da Alfândega após as 2h, quando acabam as atrações do Rec Beat. A ideia da Fundação de Cultura da Cidade do Recife é que DJs toquem no espaço, para que as pessoas não se dispersem todas na mesma hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *