Área Integrada de Segurança de Afogados da Ingazeira entre as melhores em redução de homicídios de Pernambuco
A Área Integrada de Segurança de Afogados da Ingazeira (AIS-20) é uma das melhores em Pernambuco no tocante a diminuição de homicídios registrados, ficando atrás apenas da AIS-23 de Salgueiro que é a primeira com a melhor taxa de homicídios registrados. A matéria foi divulgada no Jornal do Commercio deste domingo.
No mapa de Pernambuco, os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, ambos na Região Metropolitana do Recife, estão afastados 500 quilômetros, aproximadamente, do município sertanejo de Salgueiro, um dos polos do interior do Estado. Nos gráficos e planilhas do Pacto pela Vida, programa de combate à criminalidade cujo principal objetivo é a redução de homicídios, porém, a distância entre eles é ainda maior: os dois primeiros constituem o maior foco de incidência de assassinatos e, no ano passado, contabilizaram 452 vítimas, representando 13% de todos os crimes violentos letais intencionais (CVLIs) do Estado.
Na outra extremidade, Salgueiro abandona de vez o rótulo de “capital do Polígono da Maconha”, embora ainda se cultive ilegalmente a erva na região, e caminha para ser a única cidade pernambucana de médio ou grande porte com a taxa de homicídio dentro da faixa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável, de dez homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, foram sete vítimas na cidade, com quase 60 mil habitantes.
As dez cidades pernambucanas com as menores taxas de homicídios em 2014:
1º Afogados da Ingazeira
2º Flores
3º Manari
4º Afrânio
5º Sertânia
6º Cabrobó
7º Santa Filomena
8º Buenos Aires
9º Iguaracy
10º Orobó
SEM MORTES – Sete cidades pernambucanas, todas de pequeno porte (Ingazeira, Calumbi, Granito, Itacuruba, Quixaba, Terra Nova e Vertente do Lério), não registraram assassinatos em 2014, fazendo com que a taxa de homicídio ficasse em zero. O município de Terra Nova, no Sertão, é o que tem a maior população (pouco mais de 10 mil, segundo o IBGE) e pertence à Área Integrada de Segurança de Salgueiro, ajudando a AIS-23 a ter a menor taxa do Estado.