As Doenças dos tempos Modernos foi tema do Debate das Dez
Estresse, cansaço, fadiga, a correria do dia, quando corpo e mente pedem socorro, a importância do descanso, quais são os sinais de que há algo errado, trabalho em excesso, a correria do dia a dia e a hora de dar uma pausa.
Para elucidar estas questões, hoje no Debate das Dez estiveram presentes nos estúdios da Rádio a psicóloga, Drª Manuela Nascimento, Madalena Brito, Diretora da Vigilância em Saúde e James Brito, fisioterapeuta do Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (NASF).
Hoje, mais do que nunca as chamadas doenças dos tempos modernos estão cada vez mais presentes no dia a dia de todos, a vida corrida, o excesso de compromissos profissionais e familiares, estão deixando as pessoas a beira de um ataque de nervos.
“Ninguém está livre desse tipo de doença, as pessoas devem se conscientizar que precisam se cuidar”. Disse a psicóloga Drª Manuela Nascimento e completou, “antes de ser pai, mãe, mulher, marido e profissional deve ter em mente que és um ser Humano e não uma máquina”.
É preciso observar os sinais que o corpo e a mente emitem, é um sinal de alerta, se você tem dificuldades para dormir, dor nas costas e ou estômago, dores de cabeça constantes e dificuldade em se alimentar, fique de olho, pois pode estar sofrendo de estresse.
É preciso fazer uma autoanalise e não descuidar jamais da saúde, principalmente a mental, não ultrapassar os seus limites e saber a hora de parar, de dar-se um tempo.
Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios regularmente, deixar de se preocupar um pouco com os outros e olhar mais para si, são maneiras de amenizar estas doenças e viver mais feliz consigo mesmo.
Conheça o Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF).
O NASF trabalha nas unidades de saúde, orientando a todos à melhorar a sua qualidade de vida, para entrar em contato basta procurar a enfermeira do centro de saúde mais próximo de sua casa.
O ponto de partida para este debate foi a nota do Monsenhor João Carlos Acioly Paz, esclarecendo o afastamento provisório do Padre Josenildo Nunes, por motivos de saúde, sendo o mesmo obrigado a cancelar seus compromisso para descansar, pois está com estresse.
“O Padre Josenildo, está de férias forçadas”. Disse Monsenhor João.
Ouça abaixo o debate na íntegra e nos dê a sua opinião sobre o assunto.