As mortes nas estradas do Sertão : tema no Debate das Dez
Todos os dias no Plantão de Policia, o que se vê é um grande número de acidentes com vítimas fatais nas estradas do Sertão Pernambucano, situação que se agrava nos finais de semana.
Mais um fim de semana marcado por mortes nas estradas sertanejas. Em Carnaíba, na noite deste domingo, jovens carnaibanos que participavam de um evento de racha de som na comunidade rural do Sitio Vieiras, município de Carnaíba, acabaram se envolvendo em um grave acidente na PE 320, nas proximidades do sitio Leitão, também na zona rural de Carnaíba.
Segundo o Blog do Cauê Rodrigues, Jaeckson Lima, de 24 anos dirigia um Corsa Classic, de cor cinza, placas; MVC- 8257- Carnaíba. Estava com cinco amigos, , quando nas proximidades do trecho conhecido como “ladeira do padre” perdeu o controle do carro, vindo a capotar. O motorista morreu no local do acidente.
Cleidvan Erick, o Van, residente na rua Mário Melo, foi socorrido para o Hospital Regional Emília Câmara e não suportando os ferimentos acabou falecendo.
No veiculo estavam ainda Tatiana da Silva Aquino, de 21 anos, de Princesa Isabel, namorada de Jaeckson, Eduardo Nascimento, o Dudu de Voluzia, 18 anos e Edilan Dárcio, 18 anos. Os três passam bem. Outro ocupante identificado apenas como Romário de Romão, também teve apenas ferimentos leves Eduardo Nascimento (Dudu), é filho do ex vice prefeito de Carnaíba, Duda Leobino.
Para fazer uma reflexão sobre quais podem ser os motivos para esses acontecimentos, hoje nos estúdios da Pajeú, o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros e Sub Comandante do posto de Afogados da Ingazeira, Marcelo Leite, a Capitã da Policia Militar, Mireli Oliveira, Viviane Vasconcelos Diretora do HR Emília Câmara e Janaina Sá, Coordenadora do Comitê de Prevenção de Acidentes – 10ª GERES.
A Capitã Mireli, disse que se torna claro que o risco dos acidentes aumenta nos finais de semana e que isso é associado automaticamente ao aumento no consumo de álcool e de eventos festivos na região.
“A mistura de bebida alcoólica com direção não combina”, enfatizou Mireli.
Mireli ainda desabafou: “A gente tem que colocar na nossa mente que tem que fazer é para o nosso bem, não é por medo da lei seca, da multa”,
Mireli disse ainda que é preciso haver uma mudança na mente e na cultura das pessoas.
Para tentar reduzir os casos, a Capitã disse que nos eventos de grande porte a policia militar faz blitzes e bloqueios antes e depois dos eventos.
Ressaltou que é preciso fazer uma grande conscientização sobre os perigos do álcool a começar pelas crianças.
O 1º Sargento Marcelo assim como Mireli, ressaltou que as pessoas tem a visão do medo da multa e não usam o item de segurança como parte de sua proteção.
E afirmou que a falta do uso dos itens de segurança aumenta o risco de lesões mais graves e óbitos.
Marcelo apelou para o bom senso das pessoas para que se conscientizem da importância dos itens de segurança.
Viviane afirmou que tem casos menores em que os acidentados fazem de tudo para evitar o envolvimento da policia e às vezes de familiares, muitas vezes por não possuírem a carteira de habilitação outras por estarem dirigindo escondidos dos pais.
Afirmou que no final de semana há um aumento considerável de casos e que o consumo do álcool é responsável por oitenta por cento dos acidentes com vítimas fatais.
Viviane alertou sobre um dado preocupante de que há muitos casos de menores envolvidos em acidentes de transito.
Janaina falou sobre as campanhas preventivas, disse que vem fazendo trabalho educativo em escolas e praças.
Afirmou que a presença da Operação Lei Seca diminui os acidentes consideravelmente.
“Infelizmente as pessoas não se conscientizaram que álcool e direção não combinam”, desabafou Janaína.
Disse ainda que o principal objetivo da Lei Seca é prevenir, é salvar vidas.
Ouça a baixo o áudio na integra: