Assustador! Cresce consumo de drogas e bebidas alcoólicas por parte de crianças e adolescentes em Af. da Ingazeira
Hoje no Debate das Dez, as conselheiras tutelares, Patrícia Carvalho e Alani Ramos, o sargento Miguel da Polícia Militar e o tenente Matias da Guarda Civil Municipal, falaram sobre o considerável aumento de crianças e adolescentes envolvidos com o consumo de álcool e drogas no município.
Na sexta-feira passada (21), foi noticiada no Plantão de Polícia, uma ocorrência onde na noite de quinta-feira (20) vários adolescentes entre 13 e 16 anos se encontravam em uma casa na Rua Antônio Ramos de Souza, no Centro de Afogados da Ingazeira fazendo ingestão de álcool e causando transtornos para moradores vizinhos. Durante o Debate descobriu-se que tal fato não é isolado e que gradativamente o consumo de álcool e drogas vem aumentando entre as crianças e adolescentes no município.
A conselheira tutelar Alani Ramos afirmou:
“Sem sombra de dúvidas, sem medo de errar, eu posso afirmar que tem aumentado e vai aumentar mais ainda. A cada dia o numero de adolescentes aliciados por outros adolescentes, que fazem uso de drogas e bebidas vem aumentando consideravelmente e a droga que tem sido mais usada por eles é o thinner. Houve até uma denúncia feita por uma mãe que ao chegar em casa mais cedo do que o habitual encontrou seu filho juntamente com vários outros adolescentes fazendo o uso do produto. Ela ficou chocada”.
Alani disse ainda que a maioria dos pais não fazem a menor ideia de que isso esteja acontecendo e quando é descoberto recebem a noticia com enorme surpresa e desgosto.
Outro dado preocupante informado por Alani é o fato de estar aumentando também o favorecimento à prostituição de menores, “tem sido constante ver adolescentes entrando em carros na frente das escolas em horário de aula”, afirmou.
Alani também chamou a atenção e pediu para que o pais fiquem mais atentos aos seus filhos, “investiguem aonde eles andam, vejam se realmente estão onde disseram que iriam estar”.
Questionada sobre quem poderia fazer alguma coisa quando a isso, Alani disse que só os pais podem mudar esta situação chamando a responsabilidade para si e não tentando passa-la para outros. “A participação da família é imprescindível”.
Miguel disse que esse é um problema que vem crescendo cada vez mais no município e que um dos motivos é a falta de respeito familiar.
“Quando a gente faz reuniões com os pais dos patrulheiros mirins, uma das coisas que abordamos é justamente sobre o respeito familiar”.
Miguel disse ainda que é preciso haver mais interesse dos pais no que seus filhos fazem fora de casa. “Muitos pais ficam muito tempo diante da televisão e não prestam atenção aos seus filhos”.
Miguel disse também que durante rondas, é comum se deparar com adolescentes de madrugada nas ruas e que é preciso mais organização e bom senso por parte dos pais.
O tenente Matias também confirmou que já é comum se deparar diariamente com crianças e adolescentes nos patrimônios públicos da cidade fazendo uso de drogas e bebidas.
“Temos muitos problemas na Praça Arruda Câmara, e quando a guarda se aproxima eles disfarçam e vão saindo de fininho. Muitas vezes quando a gente os aborda eles já vem cheios de direito pelo fato de serem menores”, confirmou.
Alani, completando as palavras de Matias disse ainda que quando os adolescentes são abordados, vão logo dizendo: “Sou menor de idade”, porque sabem que a justiça nada pode fazer contra eles.
Alguns ouvintes criticaram duramente a posição do Conselho Tutelar, dizendo que o fato de não poderem dar castigos físicos aos filhos prejudica na educação dos mesmos.
Alani disse respeita a posição das pessoas, mas que não era obrigada a aceita-las e rebateu as criticas.
“Muitas pessoas querem jogar a responsabilidade de não saber educar pra cima do Conselho. Não é o Conselho que esta dentro de casa tentando educar os filhos de ninguém, se os filhos estão desobedecendo, desrespeitando, se estão saindo pra beber, por acaso foi o Conselho Tutelar que mandou? O que será que tem de errado? É só olhar pra dentro de casa, a forma de criação de seus filhos, como é que você esta educando? Se você tem filhos desse jeito te desrespeitando, te desobedecendo, saindo sem dar satisfação, então alguma coisa tem de errado dentro da sua casa”.
Alani disse que apuram todas as denuncias, mas que nem todas são levadas à policia e que cada caso é um caso. “A gente não manda prender ninguém assim não”.
Patrícia disse que a situação é bem mais ampla do que ela pensava. “Eu sabia que tinha casos, mas não sabia do volume e parece que de uns 15 dias pra cá, a coisa tem aumentado muito. Estamos muito preocupados. Em todos os bairros estão acontecendo isso”, revelou Patrícia.
O radialista Celso Brandão por telefone chamou a atenção para o fato de as famílias terem banido Deus de suas casas e por isso que a situação está assim, beirando o descontrole total. Celso disse também que o fato dos pais estarem deixando a educação dos filhos por parte da televisão e da internet é que tem gerado tanto conflito familiar. “As famílias estão abrindo mão de educar seus filhos”, afirmou Celso.
Assim como Celso, muitos ouvintes concordaram de que a televisão tem uma boa parcela de culpa no comportamento agressivo e precoce dos adolescentes de hoje.
Acompanhe o Debate na íntegra logo abaixo: