Até abril, ‘Praia Limpa’ deve distribuir 2 milhões de saquinhos no Recife
Orla da capital pernambucana é local onde projeto acontece, aos domingos.
Pulseiras para identificação de crianças também fazem parte da iniciativa.
Com a aproximação do verão, as praias do Recife tendem a ficar mais cheias e, consequentemente, ter uma maior produção de lixo. Neste domingo (3), teve início a 18ª edição do Projeto Praia Limpa, uma parceria entre a Prefeitura da capital pernambucana e a Rede Globo Nordeste para coletar os resíduos deixados pelos banhistas. A equipe do projeto vai distribuir aproximadamente 2 milhões de saquinhos em seis quilômetros da orla. Além disso, foram instaladas lixeiras a cada 50 metros de praia, com sacos de 100 litros cada.
O Praia Limpa é movido também por ações educativas: os 90 funcionários que entregam as sacolas orientam os banhistas; e ainda há a colocação de pulseiras nas crianças, para evitar que se percam. Neste domingo, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, entregou as primeiras sacolas, na Praia de Boa Viagem, nas proximidades do Edifício Acaiaca. “Essa é uma área de lazer importante para cidade, frequentada por gente de todos os bairros. Uma ação aqui atinge a cidade inteira”, comentou.
Normalmente, a Prefeitura já realiza a limpeza da praia de Boa Viagem, passando um trator com ciscadeira todas as noites. O Projeto Praia Limpa, entretanto, reforça a limpeza, com a entrega de sacos plásticos e a presença de mais funcionários. Durante o horário de maior fluxo na praia, esses monitores também vão distribuir pulseiras coloridas para identificação de crianças. As cores correspondem à sinalização presente nos sete estandes de apoio posicionados ao longo da orla, a cada quilômetro, que servem como base para os monitores.
A primeira família a receber os saquinhos foi a de Paulo Cesar Silva. O filho dele, Mateus, ganhou logo uma pulseira de identificação. “A gente se sente mais tranquilo. É importante toda essa campanha, para que a praia sempre fique agradável para a gente usar”, destacou Paulo.
As estudantes Amanda Santana e Rafaella Oliveira, que são da cidade do Crato (CE), também aprovaram a iniciativa. Elas estão no Recife de férias e contaram que a orla da cidade está passando uma boa impressão. “A gente acabaou de chegar e já recebeu um saquinho. A praia está muito boa, melhor para a gente aproveitar”, destacou Amanda.
A previsão é de que o Projeto Praia Limpa siga até abril de 2014 e compreenda toda a extensão da orla de Boa Viagem e do Pina, indo das imediações da Avenida Armindo Moura, na divisa com Jaboatão, até o Polo Pina.
Do G1