Atletas afogadenses fazem história no JEPS 2017
Competição aconteceu no último fim de semana em Recife.
Por André Luis
Neste fim de semana, durante os dias 17 e 18, foi encerrada a Fase Estadual das modalidades individual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) 2017 que esta na 58º edição.
Foram realizadas disputas de atletismo, judô, natação, luta olímpica, ciclismo, xadrez, badminton, tênis de mesa e vôlei de praia nas categorias Mirim (12 a 14 anos) e a Infantil (15 a 17 anos), com a participação de 1.217 alunos-atletas, sendo 813 do Interior e 404 da RMR. Ao todo, foram 69 munícipios representados por 313 instituições de ensino (150 do Interior e 163 da RMR).
No atletismo a aluna-atleta afogadense Mayara Pereira (16), da Escola Cônego João Leite, conquistou o tricampeonato nos 800 metros e ainda com direito a bater o índice fazendo o melhor tempo de sua carreira. Mayara ainda conquistou a medalha de ouro nos 400 metros.
Outra aluna-atleta afogadense da Escola Cônego João Leite, Natália Alves (15), conquistou medalha de bronze nos 100 metros com barreira. Com o resultado das duas atletas, o Cônego João Leite conquistou o vice-campeonato dos jogos.
Em entrevista ao Portal, Maurílio da Silva que treina as meninas comemorou os resultados, disse que foram quatro meses de preparação com muito treino e que apesar das dificuldades alcançarem resultados tão expressivos, dá uma sensação de alívio. “A sensação é de alívio, fui muito criticado por professores de Afogados pelo fato de não ser formado. Foi um momento histórico para o atletismo afogadense”, disse Maurílio.
O dia-a-dia de treinamento das meninas é muito duro Mayara recebe uma bolsa no valor de R$150,00 da Secretária de Cultura e Esportes do município que também ajuda nas viagens das atletas, os tênis de Mayara são doados pela ex-pentatleta afogadense Yane Marques e por outro professor da menina, Daniel Gonçalves de Recife.
A Fase Estadual dos JEPs não garantiu somente o título pernambucano das respectivas modalidades, mas foi ainda seletiva para os Jogos Escolares da Juventude (Jogos Escolares Brasileiros), disputa nacional. Neste ano, a categoria Mirim (12 a 14 anos) será disputada em Curitiba/PR, entre os dias 12 e 21 de setembro, enquanto a categoria Infantil (15 a 17 anos) vai ter como sede Brasília/DF, entre os dias 16 e 25 de novembro.
O esporte pode ser a única porta de saída para milhares de crianças pobres do país, no município de Afogados por se tratar de uma cidade do interior e possuir ainda pouco índice de marginalidade, seria muito interessante um programa social de incentivo ao esporte, para que as crianças pudessem ocupar seu tempo com atividades saudáveis.
Muito se faz pelo futebol na cidade, com investimentos altos no estádio e apoio ao time de futebol, mas falta um olhar mais carinhoso para o atletismo da cidade, com pouquíssimo apoio atletas como Mayara e Natália já estão fazendo história, imagina se houvesse mais investimentos na área.
Uma revitalização do Centro Esportivo, melhorando as condições de treinamento dessas e de outros atletas poderia incentivar a pratica no município e levar Afogados a emplacar mais um filho (a) da cidade a estampar manchetes de jornais pelo mundo com suas façanhas esportivas, assim como fez a pentatleta Yane Marques.