Ato Público em Jaboatão contra a criminalidade nas escolas municipais
Acontece hoje (30), às 8h30, com concentração na Escola Marechal Costa e Silva, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, um importante Ato Público em defesa da segurança dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e estudantes da rede municipal de ensino. O ato pretende contar com a adesão de grande número de educadores, pais e estudantes.
A criminalidade já virou rotina no entorno e dentro das escolas. Comunidade, corpo docente e discente vão às ruas para dizer “basta”. Em 2017 já ocorreram inúmeros eventos violentos nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes, dentre eles, sete assaltos e 13 invasões de unidades com depredação e roubo de equipamentos. O levantamento foi feito pelo SINPROJA (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão dos Guararapes) e será alvo de uma audiência pública, com data a definir, solicitada pelo Sindicato à Câmara dos Vereadores no município.
Não é de hoje que as escolas do município de Jaboatão dos Guararapes sofrem com o descaso por parte das autoridades competentes. A Escola Municipal Catherine Labouré, por exemplo, sofreu nove arrombamentos em 2016. Em 2017, foi alvo de duas ações criminosas em menos de três dias. A primeira foi no dia 25 e a segunda no dia 27 de março. O equipamento de segurança foi danificado e vários objetos foram subtraídos.