Áudio: Dilma diz em pronunciamento que impeachment é “farsa jurídica”
Por André Luis
No final da manhã desta quinta-feira (12), a presidenta Dilma Rousseff, fez seu primeiro pronunciamento oficial após ser intimida da decisão do Senado sobre a abertura do processo de seu impedimento.
Ela disse que o processo é uma farsa jurídica da qual ela está sendo alvo e que o motivo disso é por nunca ter aceitado chantagem de qualquer natureza. Disse também que pôde ter cometido erros, mas que não cometeu crimes, “Estou sendo julgada por ter feito justamente tudo que a lei me autorizava a fazer”, disse.
Dilma lembrou de sua luta contra a ditadura militar e do cancer contra o qual lutou, em 2009, quando era ministra-chefe da Casa Civil.
“O destino sempre me reservou muitos desafios. Muitos e grandes desafios. Alguns pareciam a mim intransponíveis. Mas eu consegui vencê-los. Eu já sofri a dor invisível da tortura. A dor aflitiva da doença. E, agora, eu sofro mais uma vez a dor igualmente inominável da injustiça. O que mais dói, neste momento, é a injustiça. O que mais dói é perceber que estou sendo vítima de uma farsa jurídica e política. Mas não esmoreço. Olho para trás e vejo tudo que fizemos. Olho para frente e vejo tudo que precisamos fazer.”
Dilma ficará oficialmente afastada do cargo por até 180 dias. O processo no Senado, no entanto, pode acabar antes dos seis meses. Se for considerada culpada, ela sai do cargo definitivamente e fica inelegível por oito anos (não pode se candidatar a nenhum cargo público). Temer será o presidente até o fim de 2018. Se for inocentada, volta à Presidência.
Ouça abaixo a íntegra do pronunciamento de Dilma Rousseff: