Avaí empata com o Santos na Vila e é rebaixado
Foi por muito, mas muito pouco mesmo que o Avaí não conseguiu se safar, de forma heroica, do rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Jogando na Vila Belmiro, o time catarinense foi melhor, criou chances e, com os resultados da rodada, ficou a apenas um gol de seu objetivo: aquele que seria o da virada sobre o Santos. Com o empate em 1 a 1, o Avaí terminou o Brasileiro na 18ª colocação com 43 pontos, mesma pontuação de Coritiba (que também caiu) e Vitória (que se safou), mas atrás no número de vitórias (10, contra 11 dos rivais). Se tivesse feito o gol no fim e vencido o Santos.
O resultado foi ruim para o Santos, que esperava terminar como vice-campeão e, assim, ficar com uma premiação maior. Com o tropeço em casa, acabou ficando em terceiro, posição que lhe rende R$ 7.759.170,00 de prêmio. Se vencesse, ficaria em segundo e ficaria com R$ 11.373.030,00.
O jogo marcou a despedida de Kayke (em fim de contrato) e pode também ter sido o último de Victor Ferraz no Santos (ele interessa ao São Paulo). Foi também a última partida de Elano como treinador. Independentemente de quem vencer a eleição no Santos no próximo sábado, é certo que o time terá um novo técnico para 2018, de acordo com os quatro candidatos à presidência.
A partida marcou também a estreia do lateral-esquerdo Emerson Barbosa. Ele entrou aos 11 do segundo tempo, no lugar de Vecchio, deslocando Jean Mota para a armação. Depois, entraram dois do sub-17 que já haviam estreado: Yuri Alberto (na vaga de Kayke, que fez sua despedida) e Rodrygo (no lugar de Copete).