Avaliação de gerências da Educação e da Compesa foi tema hoje no Debate das Dez
Hoje (11), nos estúdios da Rádio Pajeú a gerente regional de Educação, Josefa Rita e a gerente regional da Compesa, Nadja Rejane fizeram uma avaliação de suas gestões nesse ano de 2013.
Educação
Josefa disse que o ano de 2013 não foi muito fácil, “a questão da seca atingiu todos os setores”.
Disse ainda que o sentimento é o de dever cumprido e que mesmo diante de tantas dificuldades vê como positivo o ano de 2013.
Josefa informou que para 2014, haverá ampliação de escolas integrais passando a fazer parte deste sistema a de Solidão e Brejinho.
Josefa informou também serão abertos novos cursos em escolas técnicas, e que haverá um grande investimento em infraestrutura nas escolas.
“A verba já esta caindo na conta das escolas para que os gestores providenciem as manutenções”, informou Josefa.
Josefa em resposta ao questionamento de uma internauta em relação a casos negativos existentes nas escolas envolvendo alunos e querendo saber se haveria punições mais severas disse que o é sabido que o comportamento dos alunos de hoje é muito diferente dos alunos do passado, disse ainda que é preciso ter diálogo.
Intercâmbio
Josefa disse que é muito gratificante ver alunos quando voltam dos intercâmbios, disse ainda que é uma bagagem muito importante para eles.
Josefa informou que no ano de 2012, cinquenta e dois alunos participaram do programa, trinta e cinco em 2013 e que para 2014 está previsto o total de 49 alunos e que também alguns professores irão participar do programa de intercâmbio.
Compesa
Nadja disse que foi um ano muito difícil para toda a equipe, principalmente no segundo semestre, quando a barragem de Brotas entrou em colapso total, informou que tem 18 barragens na região e 16 entraram em colapso tendo então que operar com apenas duas.
Nadja citou os muitos protestos que houveram em frente a compesa, e desabafou, “não temos culpa, estamos lutando com uma força maior, será possível que as pessoas não estão vendo as condições de brotas”.
Nadja fez questão de destacar a grande equipe que trabalha com ela e parabenizou a todos pelo empenho e dedicação que têem tido.
Furto de Água
Nadja informou que Já foi feito uma queixa formal pela compesa, e que haverá rondas policiais por toda a adutora com o intuito de inibir essa prática.
Fez um alerta a população de isso é crime e que quem for pego irá responder criminalmente por isto.
Nadja disse ainda que além de estarem furtando a água estão danificando peças importantes do sistema e que essas peças não tem por aqui e precisam ser pedidas em Recife e que se isso que estão fazendo está prejudicando o coletivo, já que o sistema precisa ser desligado para que haja a manutenção.
Nadja apontou o trecho que fica entre a Itã e Afogados como o ponto mais crítico no furto da água.
Investimentos e projetos
Nadja informou que s maiores investimentos foram feitos esse ano por conta da crise, mas que em 2014 existe o projeto que irá ligar o sistema do Pajeú ao Rosário e que será feita uma adutora paralela, para aumentar a distribuição de água para Afogados, disse ainda que haverá investimentos para ampliação e manutenção da rede de esgoto.
Ao final as duas gerentes deixaram suas mensagens de paz e desejos de um ano novo melhor para todos.
Ouça abaixo na íntegra o áudio do debate: