Barcelona vence dérbi tenso em noite de estreias

O primeiro jogo do Barcelona no Camp Nou em 2016 poderia ser apenas uma uma vitória, na noite das estreias de Arda Turan e Aleix Vidal. Mas o Espanyol transformou o dérbi catalão em uma batalha que teve muita tensão, polêmicas, duas expulsões… E uma goleada por 4 a 1, pela fase de oitavas de final da Copa do Rei.

O destaque da partida foi Lionel Messi, com dois gols e duas assistências. Gerard Piqué e Neymar completaram o placar, no jogo mais pegado das últimas temporadas no Camp Nou. Com o resultado, o Barcelona pode até perder por dois gols de diferença em Cornellá, na próxima quarta-feira, que ainda assim estará entre os oito melhores times da competição.

A grande notícia antes da partida era a estreia de Arda Turan. O turco, contratado em julho, finalmente poderia entrar em campo com a camisa do Barcelona, ocupando a vaga de Rakitic no time considerado titular, com todos os craques.

O time de Luis Enrique começou a partida mais intenso, vacinado pelo bom desempenho do Espanyol no último sábado, quando as duas equipes empataram em Cornellá. Só que a equipe de Constantin Galca também entrou ligada no jogo, com boa marcação e rápido nos contra-ataques.

Foi em uma jogada assim, aos 9 minutos, que os visitantes abriram o placar. Marco Asensio interceptou um passe de Daniel Alves e arrancou por quase 50 metros até tocar para Caicedo; o equatoriano dominou na entrada da área, tirou de Mascherano e chutou sem chances para Ter Stegen.

Em desvantagem, o Barcelona precisava reagir rápido. E aí apareceram dois dos grandes craques do time. Aos 13 minutos, Iniesta encontrou Messi dentro da área, com um ótimo passe. O camisa 10 não perdoou. Quatro minutos depois, o placar voltava a ficar igualado.

A superioridade do Barcelona na posse de bola não e convertia em gols, e mesmo na criação de jogadas perigosas. O time azul e grená poderia ter tido uma boa oportunidade caso o árbitro Juan Martínez Munuera houvesse marcado pênalti de Javi López em Neymar; o juiz mandou o jogo seguir.

O Barcelona tinha dificuldades para romper a defesa, e o Espanyol – numa mistura de intensidade e violência – tentava se impor pelo físico. Só que a estratégia de parar a partida com faltas custou caro. Aos 43 minutos, justamente em uma cobrança de tiro livre, Messi colocou a bola no ângulo do gol defendido por Pau López. Um golaço para fazer 2 a 1.

Na segunda etapa, o Barcelona voltou jogando melhor; e o Espanyol se perdeu em sua violência. Logo aos 3 minutos, em jogada iniciada por Iniesta, Messi arrancou pela esquerda e cruzou para Piqué, posicionado como um centroavante, completou para fazer o terceiro.

O quarto gol poderia ter saído pouco depois, em jogada de Arda Turan. Mas o turco não conseguiu marcar sua estreia – bem tímida, aliás – com bola na rede. Aos 22 minutos ele deu lugar a Rakitic, enquanto Aleix Vidal, outro estreante da noite, entrou na posição de Daniel Alves.

Com o jogo encaminhando-se para o fim com a vitória do Barcelona, o futebol ficou ainda mais em segundo plano. Primeiro, o goleiro Pau López pisou na perna de Messi, em lance ignorado pela arbitragem; depois, Hernan Pérez deixou o Espanyol com dez, levando o segundo amarelo após falta em Jordi Alba; e, pouco depois, Diop foi expulso diretamente devido a ofensas verbais.

Jogando com 11 contra 9, o Barcelona passou a buscar um gol para transformar a vitória em goleada e praticamente definir a eliminatória. Aos 42 minutos, o time de Luis Enrique finalmente conseguiu: Messi, com um grande passe, encontrou Neymar livre para marcar.

O Barcelona volta a campo no sábado, quando enfrenta o Granada, novamente no Camp Nou, pela Liga Espanhola. O Espanyol, por sua vez, visita o Eibar, no domingo. Na próxima quarta-feira, os dois times voltam a se enfrentar, na partida de volta da Copa do Rei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *