Bistrô francês cobra menos de clientes que pedem ‘por favor’
Estabelecimento em Nice vende café a uma fração do preço se o consumidor for educado.
Um restaurante na Riviera Francesa decidiu premiar os clientes mais ‘educados’ com descontos no café.
Quem pedir um café dizendo ‘olá’ e ‘por favor’ paga menos no Petite Syrah, bistrô em Nice, na Cote d’Azur (sul da França).
O menu na porta do estabelecimento diz que ‘um café’ custa 7 euros (cerca de R$ 22); mas um ‘bom dia, um café por favor’ custa apenas 1,40 euros (R$ 4,50).
A foto do menu foi tuitada por um jornalista local, e a história se tornou viral na internet. Milhares de pessoas curtiram no Facebook a imagem, reproduzida por diversos jornais locais.
Brincadeira
Fabrice Pepino, dono do Petite Syrah, diz que a oferta começou como uma brincadeira, mas tem deixado os clientes mais sorridentes.
‘Começou como uma piada, porque na hora do almoço as pessoas chegavam muito estressadas e às vezes eram mal-educadas ao pedirem um café’, disse Pepino ao site anglo-francês ‘The Local’.
‘Foi a nossa forma de dizer ‘fique calmo’. Sei que as pessoas costumam dizer que o atendimento francês é rude, mas também é verdade que clientes são rudes quando estão apressados.’
Pepino contou à BBC Brasil que, apesar da publicidade, seu restaurante mudou pouco desde a iniciativa.
‘Continuamos sendo um restaurante pequeno, para 18 pessoas, e queremos oferecer uma comida boa. Mas a iniciativa funcionou – está fazendo as pessoas sorrirem. Acho que é uma boa mensagem nesta época de Natal.’
Um efeito colateral é que muita gente tenta obter descontos ainda maiores no café pedindo-o com mais palavras educadas. ‘Alguns vêm dizendo ‘olá, bom dia, um café, por favor, sua majestade’. Mas não vou dar o café de graça.’
Da BBC