Bola de Ouro de Messi gera polêmica e levanta suspeitas de ‘jogada de marketing’
A escolha do argentino Lionel Messi como melhor jogador da Copa do Mundo foi muito criticada no mundo do futebol, e personalidades como Diego Maradona levantaram suspeitas de um “golpe de marketing” da Adidas, patrocinadora do craque.
“A ‘Lio’ eu daria o céu, mas quando não é justo e os marqueteiros querem fazer com que consiga algo que não mereceu”, disse Maradona no domingo à noite no programa ‘De Zurda’, exibido pelo canal venezuelano Telesur e transmitido para a Argentina.
No Brasil, Messi marcou quatro gols, todos na primeira fase, mas teve atuações mais apagadas no mata-mata, principalmente na final, em que os ‘hermanos’ perderam por 1 a 0 para a Alemanha na prorrogação. Mesmo assim, o jogador do Barcelona acabou conquistando o prêmio da Bola de Ouro.
Nas últimas cinco edições da Copa, o prêmio sempre foi para jogadores patrocinados pela Adidas: Zinédine Zidane (1998, 2006), Oliver Kahn (2002), Diego Forlan (2010) e Messi (2014). Também houve polêmica em 2002, quando muitos consideram que o prêmio deveria ter sido concedido a Ronaldo – artilheiro do torneio com oito gols marcados e grande nome do penta da seleção brasileira -, e em 2006, quando Zidane foi eleito apesar de ter sido expulso na final por ter dado uma cabeçada no italiano Marco Materazzi.