Brasileira de 1,47m conquista duas medalhas de bronze no Mundial juvenil
O levantamento de peso não é um esporte muito tradicional no Brasil, mas conseguiu um grande resultado nesta quarta-feira, no primeiro dia de competições do Campeonato Mundial Juvenil, realizado em Lima, no Peru. Com apenas 1,47m de altura e pesando 43kg, Emily Figueiredo conquistou a medalha de bronze na categoria até 44kg, levantando um total de 145kg. De quebra, ela ainda levou o bronze no arranco (85kg), e fechou na quarta posição no arremesso (80kg).
Emily participou das Olimpíadas da Juventude no ano passado, evento que reuniu mais de 4 mil atletas entre 14 e 18 anos na China. Ela começou no esporte em 2011 e, com menos de quatro anos de treino, já está no topo do mundo entre as atletas de sua idade.
A medalha de ouro ficou com a chinesa Yameu Guy, que somou 155kg. No arranco, quem ficou com o título foi a vietnamita Phuong Khong My, que levantou 70kg.
A categoria até 44kg é disputada apenas nas categorias de base. Em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos, o peso leve é até 48kg. Ano passado, ela disputou algumas competições neste peso, voltando para os 44kg neste Mundial de Lima.
Essa foi a segunda medalha do Brasil na história dos Mundiais de levantamento de peso, a primeira de uma mulher. Em 2010, Fernando Reis foi medalha de bronze no Mundial júnior no arranco da categoria 105kg.