Cabra sofre anomalia e nasce com duas cabeças no Sertão de PE

Filhote teve anomalia incompleta, diz veterinário.
Nascimento aconteceu em sítio da Zona Rural de Petrolina.

Um fato inusitado aconteceu em uma propriedade na Zona Rural de Petrolina, Sertão pernambucano. Nesta terça-feira (6) no Sitio Novo Alto, próximo ao distrito de Uruás, uma cabra nasceu com as duas cabeças.

Ela não consegue ficar em pé e nem se alimentar sozinha. O criador de animais Antônio Alves alimenta o bicho com leite com o auxílio de uma colher, já que não é possível mamar diretamente da mãe.

A cabra, que pariu o filhote com a anomalia, tem três anos e esse foi seu o segundo parto. Mas, segundo o criador, o nascimento deste filhote foi doloroso.

“Foi um parto muito difícil. Nós passamos umas duas horas para tirar o filhote. Mas a cabra teve umas seis horas de sofrimento durante o parto”, relatou Antônio.
O veterinário, Felipe Sento Sé, foi até o sítio para avaliar o estado de saúde do filhote. Segundo o profissional, o que aconteceu foi uma anomalia incompleta provocada por uma mutação genética.

“Neste caso houve uma anomalia incompleta porque não há a duplicação total encefálica. Não são duas cabeças diferenciadas. Isso aconteceu no início da formação do embrião e pode ter sido provocado por vários motivos”, explicou.

Ainda segundo o veterinário, o animal está bem. Não tem febre e as frequências respiratórias e cardíacas estão normais, mesmo assim a chance de sobrevivência é pequena.

“Geralmente a maioria desses animais que nasce assim morre em poucas horas. Ele já tem mais de 24 horas de vida, mas pode vir a óbito a qualquer momento. Não tem o que ser feito, não existe cirurgia para correção. Agora é só aguardar e torcer para que ela consiga viver o máximo possível já que não sente dor”, afirmou Felipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *