Carnaval: 24 cidades recebem recomendação do MPPE para não custearem festas
Recomendações atingem municípios que estão com o salário dos servidores atrasados
Do JC Online
Às vésperas do início das festas de Carnaval, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou nesta quinta-feira (4) que 24 cidades do Estado foram recomendadas a não realizar gastos com a festa porque ainda estão devendo os salários servidores públicos; seja de todo o quadro funcional ou de parte da folha de pagamentos. A Procuradoria-Geral de Justiça fez uma recomendação para que os promotores intensifiquem a fiscalização dos gastos com recursos públicos durante o Carnaval.
“A preocupação do Ministério Público é principalmente com o pagamento dos sevidores. Alguns municípios tem 13º atrasado ou com salários ainda atrasados do ano passado. E não se justifica você destinar uma verba pública para festa de Carnaval sem primeiro cuidar da barriga do povo”, afirmou o procurador-Geral, Carlos Guerra.
Para o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), o não pagamento dos salários é uma consequência da queda de arrecadação causada pela crise econômica do ano passado. Segundo Patriota, a maioria dos prefeitos já pagou a folha de dezembro e o décimo terceiro salário e está pagando o mês de janeiro.
“O MPCO já havia feito essa recomendação. A gente compreende essa preocupação de priorizar os servidores entre os credores. A Amupe também entende assim. Existem situações específicas. Um município como Goiana, por exemplo, não pode deixar de fazer o Carnaval, porque é tradição. É da cultura. Essa é uma festa do povo, não dos prefeitos. E as vezes é um banheiro, um palco, um convênio com o governo do estado ou com um parceiro privado. A generalização é que é ruim”, disse o presidente da Amupe.
Veja a lista das cidades que receberam recomendação do MPPE:
- Alagoinha
- Aliança
- Arcoverde
- Brejo da Madre de Deus
- Escada
- Glória do Goitá
- Goiana
- Ibimirim
- Inajá
- Itaíba
- Itamaracá
- Jataúba
- Lagoa dos Gatos
- Mirandiba
- Palmares
- Paudalho
- Pesqueira
- Poção
- Quipapá
- Ribeirão
- Santa Cruz do Capibaribe
- São José do Belmonte
- Tabira
- Tracunhaém