Casa da Mulher do Nordeste na mobilização pelo Dia Internacional da Mulher

Da capital ao Sertão do Pajeú, a Casa da Mulher do Nordeste estará em luta pelos direitos das mulheres. O Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 08 de março, é lembrado pelo movimento feminista como um dia de luta pela equidade de gênero. Hoje (07) começa a maratona de ações que a CMN participa junto com parceiras nos próximos dias.

A primeira é o Ato unitário do movimento de mulheres que acontece em Recife, às 15h na praça do Derby, com grupos de discussão com diversos temas, como a violência contra a mulher; trabalho doméstico remunerado; enfrentamento ao racismo; aborto/ direitos sexuais e direitos reprodutivos; a copa e as mulheres; a Mulher e a cidade: mobilidade, água e moradia; a mulher e o mundo do trabalho. Além disso, as mulheres também organizaram um flash mob e panfletagem. As jovens adolescentes da comunidade de Passarinho estarão dando seu recado com adesivaço nos sinais da campanha “Não Brinque com o meu Direito! Exploração Sexual é Crime. Denuncie!”. Está campanha é uma realização da CMN, Etapas, Centro das Mulheres do Cabo e Actionaid. O ato unitário em Recife é realizado pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco, Central Única dos Trabalhadores, Marcha Mundial de Mulheres, Coletivo Olga Benário, Movimento de Mulheres de Bairros, Rede de Mulheres Produtoras do Recife, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas e Articulação do Movimento de Mulheres de Bairro.

No dia 08 de março, a CMN marca presença no desfile do bloco Cidadania em Folia, da ONG Cidadania Feminina, do Córrego do Euclides, que todos os anos chama atenção da comunidade para os casos de violência contra a mulher, e sensibiliza a população para a denúncia desses casos. O bloco sai às 16h, da sede da Cidadania Feminina, ao lado da Creche do Córrego do Euclides.

Já no Sertão do Pajeú, o Fórum de Mulheres do Pajeú irá realizar um ato público reivindicatório em Afogados da Ingazeira na manhã de sábado (08), onde será cobrada a implantação de políticas públicas efetivas para as mulheres e ações de coibição da violência de gênero no município e na região do Pajeú. O objetivo da ação é resgatar as últimas pautas reivindicatórias que foram entregues à gestão pública pelo movimento social, como o Documento Reivindicatório Construção de Propostas de Políticas Públicas Para as Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Afogados da Ingazeira, entregue aos candidatos e candidatas durante as eleições municipais de 2012 e a Carta Aberta às Novas Administrações Municipais e Câmaras de Vereadores, entregue pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) no dia oito de março do ano passado.

No domingo, às 10h, a CMN participa do III Encontro Cores Feminina, organizada pela ONG Cores do Amanhã, na comunidade de Totó. As mulheres terão um dia de mini oficinas de break dance, coco de roda, doces, arte com reciclagem, fanzine. A programação conta com um multirão de Grafitti, exposição coletiva de 30 artistas grafiteiras de Pernambuco em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Além de exposição e vendas de artesanato da Rede de Mulheres Produtoras do Recife. A CMN também está com a Campanha Mulheres Organizadas por Uma nova Forma de Consumo. No final do dia, tem a saída do Bloco Cores da Alegria, às 16h. Também no dia 09 de março, a CMN marca presença no bloco Sou Gorda, Mas eu Pulo, organizado pelo Grupo Espaço Mulher, da comunidade de Passarinho. A saída acontece às 13h, da praça da comunidade.

Por Emanuela Castro – Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *