Chuva forte em Carnaíba na noite do feriado – Veja este e outros destaques no Rádio Vivo desta quarta (22)
Chuva forte em Carnaíba na noite do feriado
Se na segunda-feira choveu bem em Serra Talhada, na tarde da terça a chuva boa aconteceu na cidade de Carnaíba.
As ruas da cidade foram tomadas pela água. Foi segundo os moradores a melhor chuva do ano até agora. Já em Afogados da Ingazeira e Quixaba também choveu. Serviu para apagar a poeira. Em Afogados foram registrados mm e em Carnaíba, 18.
[divider]
Vereador Aldo Santana acusa Saúde de Tabira de gastar muito com Flores
Membro da bancada de oposição na Câmara de Tabira, o vereador Aldo Santana (PC do B), não dá trégua ao governo Sebastião Dias. Na última sessão até mesmo as despesas com flores, foi questionada.
Citando a mesma prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde que gerou a polêmica dos gastos com eventos festivos, Aldo cobrou explicações para a despesa com flores, no valor de R$ 39.800,00.
Ao que o secretário Alan Dias rebateu dizendo que o número corresponde ao pagamento de flores e caixões. Por seu lado o vereador Aldo Santana emendou: “A empresa citada não vende caixões, e 39 mil somente com coroa de flores em 2014, só se morresse duas pessoas por dia no município de Tabira”.
[divider]
Anchieta Patriota evita críticas a Zé Mário e não fecha questão sobre 2016
Participando do Debate das Dez do programa Manhã Total, o Secretário Executivo de Articulação Regional da Casa Civil, Anchieta Patriota se esquivou o máximo que pôde para não entrar em rota de colisão com o prefeito Zé Mário Cassiano.
Durante uma hora, Patriota teve várias vezes que responder se seria candidato a prefeito em 2016 e se posicionar diante das críticas ao gestor feitas por ouvintes.
Ele creditou parte das dificuldades à realidade do país e deu exemplos de subfinanciamento na área de saúde para justificar o momento do governo.
Patriota voltou a dar nota 7,0 à gestão. Anchieta disse que a oposição no município estava cumprindo o papel dela ao tentar segundo ele “dividir os governistas”, mas disse estar confiante que, seja qual for o caminho tomado, o grupo vai ganhar o pleito em 2016.
Entretanto, não fechou nenhuma possibilidade. Não descartou ser candidato, apoiar outro nome ou até defender a reeleição do atual gestor. Limitou-se a dizer que 2016 será tratado em 2016 e defendeu pesquisa para escolha do nome.
Perguntado sobre a possibilidade ventilada de apoiar a esposa, Cecília Patriota, afirmou que “Cecília é uma gestora qualificada”. E acrescentou : é um nome qualificado e qualquer cidadão tem direito de disputar, desde que a população diga que esse é o caminho.
[divider]
Aumento de vazão de Adutora pode ser salvação de quatro cidades e um distrito no Pajeú
Os vereadores que participaram da última reunião da Copap em Carnaíba cobraram da Compesa alternativa para o abastecimento de água dessas cidades que hoje ainda são abastecidas pela Barragem do Rosário.
A barragem está com menos de 3% da sua capacidade. No encontro, o Gerente Regional Bruno Cavalcante apresentou a possibilidade de aumentar a vazão da Adutora do Pajeú em 70 litros por segundo, fazendo com que a água possa chegar a São José do Egito e fazer o sistema reverso da adutora Rosário/São José do Egito.
Vindo no sentido contrário, a água abasteceria Tuparetama, Jabitacá, Iguaracy e Ingazeira. Para discutir o tema recursos hídricos no Pajeú, além do Gerente da Compesa, estiveram presentes a reunião da COPAP os prefeitos de Afogados da Ingazeira José Patriota e Delson Lustosa de Santa Terezinha, o Secretário de Articulação da Casa Civil Anchieta Patriota, o promotor de Justiça Lucio Almeida, Moacir Rodrigues (Ipa), Adelmo Santos (Prorural), Biu Farias e Luciano Pacheco (UVP).
[divider]
Prefeito de Serra Talhada usa poema para homenagear Pedro Eugênio
Aliado do ex-deputado Pedro Eugênio (PT), a quem deu uma excelente votação em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) estava inconsolável com a morte do ex-parlamentar, a quem homenageou com um poema de Cora Coralina: “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar, porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é decidir, pois o que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando no fim terás o colher”.
[divider]
Manoel Santos e Pedro Eugênio entraram no Partido dos Trabalhadores por idealismo e não para fazer negócio
O PT de Pernambuco saiu fragilizado das eleições de 2014 ao perder a disputa pela vaga do Senado com o ex-prefeito do Recife, João Paulo, que liderou as intenções de voto até a semana que antecedeu o pleito.
Amargou também a inesperada derrota dos dois deputados federais que tinha, Pedro Eugênio e Fernando Ferro, a não eleição para a Câmara Federal de João da Costa e Mozart Salves, e a não reeleição para a Assembleia Legislativa do deputado Sérgio Leite.
Em resumo, o partido saiu menor daquelas eleições em que pese ter administrado o Recife durante 12 anos e ter assistido à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Para complementar essa má fase, o partido perdeu no espaço de apenas 48 horas dois dos seus melhores quadros, e aqui não significa lugar comum: Manoel Santos e Pedro Eugênio.
Ambos eram produtos da luta política e não disputaram mandato para fazer negócio. Por isso vão fazer uma falta enorme ao partido.
[divider]
Uchoa tinha certeza
Guilherme Uchoa (PDT) tinha tanta certeza de que o desembargador Frederico Neves (TJ) cassaria a liminar da juíza que determinou seu afastamento do cargo que nunca abdicou um milímetro sequer de suas atribuições de presidente da Assembleia.
Continuou despachando normalmente e foi quem providenciou o traslado do corpo de Manoel Santos de SP para PE.
[divider]
Manoel substitui Manoel na Assembleia
Manoel Botafogo, o ex-prefeito de Carpina que vai substituir Manoel Santos (PT) na Alepe, vê muitas semelhanças entre os dois.
Ambos são da raça negra, de origem humilde e foram batizados com o mesmo nome. Botafogo foi pedreiro em Lagoa do Carro e Santos agricultor em Serra Talhada.
[divider]
Título de cidadão para o Mons. João Carlos Acioly
A Câmara de Vereadores de Flores entregou ontem o título de cidadão florense ao Vigário Geral da diocese de Afogados da Ingazeira, Monsenhor João Carlos Acioly Paz. O título foi aprovado dia 26 de fevereiro por unanimidade. Por dez votos, a proposição do vereador Alberto Ribeiro foi aprovada.
“Neste período, o Mons. prestou relevantes serviços sociais à nossa comunidade”, comemora o vereador. O sacerdote comemorou recentemente em Flores seus 30 anos de sacerdócio. Além da comunidade Florense, amigos do Monsenhor das diversas cidades da região do Pajeú prestigiaram a homenagem.